REVELADO: ESTAS são as pessoas que pagam mais impostos no Brasil

Saiba se os impostos no Brasil são realmente mal distribuídos e quem acaba sofrendo com isso!

Recentemente uma nova onda de influenciadores e professores passaram a falar sobre “educação financeira”. Com isso, muitos brasileiros começaram a buscar formas diferentes de investir e cuidar do seu dinheiro com carinho. 

E quem entra neste mundo acaba tomando um susto ao saber quem são as pessoas que pagam mais impostos no Brasil. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as taxações no país são desiguais e acabam afetando alguns grupos de forma mais pesada do que outros na balança final. Entenda exatamente como isso se dá na prática!

Pobres pagam menos imposto
Entenda quem são os brasileiros que pagam mais impostos proporcionalmente (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Os brasileiros pagam muito imposto?

Antes de mais nada, é necessário entender que quando o assunto é taxação, não existe apenas um tipo de valor descontado. 

Por exemplo, o Brasil paga muitos impostos no que diz respeito ao consumo e às empresas. A carga tributária nesses casos é alta em comparação com outros países de todas as regiões do planeta. 

É justamente por isso que todos os brasileiros sentem que são cobrados de forma exagerada. Em comparação com outras economias, alguns produtos e serviços realmente são muito caros e tocam de forma direta em toda a população. 

Contudo, a grande discussão do momento é sobre a taxação dos “super ricos”. E isso está acontecendo porque quando o assunto é renda, o Brasil é um dos líderes em impostos baixos no mundo.

Veja também: Estes 5 impostos deixarão de ser COBRADOS em breve; entenda os motivos!

Por que algumas pessoas pagam mais impostos no Brasil?

Para entender isso é necessário lembrar que o Imposto de Renda (IR) no Brasil é progressivo – como em quase todas as regiões do mundo. Isso quer dizer que ele é dividido em faixas de rendimento e as chamadas alíquotas vão aumentando, a depender dos ganhos. 

A grande questão, porém, é que por aqui o valor possui uma progressão menor do que em outras regiões. Isso quer dizer que no Brasil existem menos faixas de descontos. 

Em outras palavras, no Brasil o máximo que alguém paga – de acordo com a tabela – é 27,5% sobre os ganhos. Esse número chama a atenção de especialistas do exterior porque essa taxação é menor do que boa parte de países com perfis equivalentes economicamente. 

Ricos pagam menos impostos do que os pobres

O resultado do tipo de taxação do Brasil é simples: os “supersalários” pagam menos impostos em comparação com outros países. Já a classe média paga bem mais na comparação. 

Os especialistas apontam para um dado importante neste sentido: a classe C hoje em dia paga o imposto máximo (de 27,5%). Sabe quem também paga a mesma taxa? A classe A, onde está o “1% mais rico” do Brasil. 

É justamente por isso que o Governo Federal está tentando fazer uma equivalência. O objetivo é fazer com que tudo fique justo, de acordo com o ministro da Economia, Fernando Haddad. 

Finalmente, se a classe A (e B) pagasse alíquotas maiores, grande parte da classe C e B poderia pagar menos. O resultado, de forma simplificada, é o aumento do consumo para todos. 

Veja também: Fui PEGO pela taxação da Shein, e agora? Veja como cancelar o pedido, pagar os impostos ou recusar a encomenda