ESTAGIÁRIOS, JOVEM APRENDIZ e BENEFICIÁRIOS do BOLSA FAMÍLIA: Quem RECEBE 13º SALÁRIO em DEZEMBRO? Veja como CALCULAR o VALOR

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

ESTAGIÁRIOS, JOVEM APRENDIZ e BENEFICIÁRIOS do BOLSA FAMÍLIA – Saiba se você tem direito a receber valores de Décimo Terceiro salário como estagiário ou beneficiário de programa social! 

Chegamos no fim do ano e agora muitas pessoas estão com dúvidas sobre quem pode receber 13º salário em dezembro. Afinal, estagiários, jovens aprendizes e beneficiários do Bolsa Família podem receber?

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas situações. Entenda se você pode contar com um adicional neste mês e saiba exatamente como funciona o cálculo em alguns casos. Fique ligado e repasse para amigos e familiares que ainda estão em dúvida!

ESTAGIÁRIOS, JOVEM APRENDIZ e BENEFICIÁRIOS do BOLSA FAMÍLIA
Imagem: Divulgação

Estagiário recebe 13º salário

A primeira questão é: estagiário recebe 13º salário? Muitas pessoas ainda não sabem como funciona esse tipo de depósito para trabalhadores que estão atuando de maneira formal (com carteira assinada) em todo o país. 

A primeira parcela já foi depositada até o dia 30 de novembro e agora a segunda parcela do décimo terceiro é disponibilizada até o dia 18 de dezembro. É importante lembrar que quem não recebeu a primeira parte dentro do prazo deve registrar reclamação. 

Mas resumindo: estagiários podem receber o 13º salário? Sim! Esses valores são permitidos para profissionais da iniciativa privada e funcionários públicos. Também podem receber trabalhadores avulsos e domésticos assim como pensionistas e aposentados do INSS. 

Isso quer dizer que, desde que esteja de acordo com todos os outros requisitos, os estagiários podem receber o décimo terceiro salário. 

Jovem Aprendiz recebe 13º salário

Outra boa notícia é que também o jovem aprendiz recebe 13º salário. Esse tipo de profissional é formalizado por contrato de trabalho especial (de aprendizagem), mas deve receber todos direitos trabalhistas. 

Ou seja, mesmo com contrato máximo de dois anos é necessário pagar para esse tipo de profissional um salário mínimo/hora e garantir o décimo terceiro salário para jovem aprendiz. Os direitos previdenciários desses profissionais também estão garantidos. 

Cálculo 13º Salário Estagiário Jovem Aprendiz

E como fica o cálculo do 13º salário para estagiários ou jovens aprendizes? Esses pagamentos são feitos, em caso de pagamento fixo, com base no salário de dezembro especificamente. 

Quem recebe salário variável (com comissões ou percentagens) deve calcular o décimo terceiro com base na média anual de valores. Essa conta também é simples e leva em conta os valores de todos os meses trabalhadores. 

Saiba como fazer cálculo do décimo terceiro salário!

13º Salário Bolsa Família

Por fim, muito se fala sobre o 13º salário Bolsa Família. Afinal, os milhões de beneficiários do programa vão poder contar com esse pagamento adicional em dezembro de 2020? Ao que tudo indica, o Governo Federal não vai disponibilizar esse pagamento. 

O Ministério da Economia informou, ainda em outubro, que não está discutindo a possibilidade de pagar o abono natalino do Bolsa Família. O pagamento aconteceu em 2019, mas neste ano a Medida Provisória que perdeu a validade em março de 2020 não foi renovada. 

Para entender mais sobre o décimo terceiro do Bolsa Família, acesse: https://pronatec.pro.br/reajuste-no-pagamento-do-bpc-e-bolsa-familia/

 

Leia Também