NESTES estados do Brasil o casamento dura mais; afirmação é polêmica!

Descubra se onde você mora o matrimônio dura bastante

Os casamentos têm durado cada vez menos no Brasil. De acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil (CNB), em 2021 foram registrados 80.573 divórcios. É a maior índice de casais separados desde 2007, representando um aumento de 40% quando comparado ao levantamento de 2020. Mas em alguns estados, o casamento dura mais, sabe-se lá por qual motivo.

A Lei do Divórcio, criada em 1977, ajudou, claro, nessas separações, dando direitos, principalmente às mulheres, que, por décadas, cuidavam apenas da casa da família. Esse, aliás, é um dos fatores preponderantes para o aumento do divórcio. A evolução da mulher no mercado de trabalho garante independência para ela. Portanto, vamos descobrir em quais estados o casamento dura mais?

NESTES estados do Brasil o casamento dura mais; afirmação é polêmica!
Será que os casamentos no seu estado duram mais? (Foto: divulgação)

O casamento dura mais em quais estados?

A duração média dos casamentos no Brasil é de 13,8 anos. Mas esse número difere bastante de estado para estado. Há muitas regiões do país que estão abaixo dessa estatística. Confira onde o casamento dura mais, de acordo com os dados do Colégio Notarial do Brasil baseados nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja também: Nova lei libera R$ 5 mil para mulheres: veja como receber

Piauí é o campeão dos estados onde o casamento dura mais

Podemos chamar o Piauí de o ‘estado do amor’? Afinal, é nessa região do nordeste brasileiro em que os casais ficam juntos por mais tempo. O casamento por lá dura, em média, 17,6 anos.

Rio Grande do Sul é o principal dos estados do Sul onde o casamento dura mais

Os gaúchos também costumam ter relações bastantes duradouras. Mas, quando comparado ao Piauí, a média do estado tem quase um ano de diferença: 16,7 anos.

Rio Grande do Norte

Outro estado do nordeste onde o casamento dura mais que grande parte do Brasil é o Rio Grande do Norte. A média de tempo do matrimônio entre os casais é de 15,7 anos.

Maranhão

Já podemos chamar o Nordeste de o ‘campeão do amor’? Afinal, já é o terceiro estado da lista onde o casamento dura mais. Na região nordestina, a média de duração do matrimônio alcança a casa dos 15,4 anos.

Santa Catarina

A região Sul também aparece bem na fita. A bola da vez agora é Santa Catarina, cujo tempo de casamento dura, em média, 15,3 anos.

Bahia

Mais uma vez o Nordeste comprovando que vem forte nesta ‘briga’. Na Bahia, de todos os santos e de todos os amores, o casamento dura, em média, 15,2 anos.

Alagoas

Acho que quem quer se casar, precisa escolher o Nordeste para isso. Alagoas é outro estado da região onde o casamento dura mais. A média de matrimônios na região chega a 14,9 anos.

Pará

A região Norte aparece pela primeira vez na nossa lista. No Pará, o casamento costuma durar 14,8 anos. Portanto, ainda acima da média nacional.

Ceará

Mais uma vez o Nordeste aparecendo com destaque no ranking de estados onde o casamento dura mais. No Ceará, a média de casais juntos fica em 14,7 anos.

Paraná

O Paraná é o estado da região Sul onde os casamentos duram menos. Ainda assim, fica acima da média nacional. Os casamentos por lá costumam durar 14,6 anos.

Outros estados onde o casamento dura mais

A média brasileira para a duração de casamentos é de 13,8 anos. Exatamente a mesma do Rio de Janeiro, que fica nesse centro da estatística. Mas alguns estados ainda têm relacionamentos bem duradouros, como Sergipe (14,4 anos); Pernambuco (14,2 anos); Roraima (14,1 anos); Paraíba (14 anos); Minas Gerais (14 anos); e Amapá (14 anos).

No entanto, alguns estados ficam abaixo da média nacional. Se você mora neles, é hora de começar a se preocupar. Brincadeiras à parte, a regiões em que o casamento dura menos são Tocantins (13,5 anos); Mato Grosso (13,3 anos); Espírito Santo (13,2 anos); Amazonas (13,1 anos); São Paulo (12,9 anos); Goiás (12,4 anos); Distrito Federal (12,1 anos); Mato Grosso do Sul (11,7 anos); Rondônia (10,4 anos); e Acre (10,2 anos).

Veja também: Inscrição no Cadastro Único garante ESTES benefícios