ESTADOS começam a OFERECER CNH GRATUITA: Programa abre INSCRIÇÃO para 1ª HABILITAÇÃO! Conheça as REGRAS e FAÇA O CADASTRO!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

ESTADOS começam a OFERECER CNH GRATUITA – Confira como funciona esse programa para garantir a sua carteira de motorista gratuita! 

Ótima notícia: alguns Estados começaram a oferecer CNH gratuita neste final de ano. Alguns dos programas para oferta de carteira de habilitação sem precisar pagar taxas já começaram em novembro. 

A ideia é ajudar justamente quem quer fazer a primeira carteira de motorista ou então trocar ou adicionar uma categoria na sua CNH. Por isso é importante conhecer as regras e saber como fazer o cadastro. 

Entenda e fique por dentro para saber como fazer a inscrição e conseguir melhorar sua vida profissional e pessoal sem precisar pagar nada. 

ESTADOS começam a OFERECER CNH GRATUITA
Imagem: Divulgação

CNH Gratuita 2020

A CNH gratuita em 2020 ainda é um sonho possível para milhares de pessoas. Muitos não sabem ainda, mas vários estados estão disponibilizando projetos para esse tipo de processo seletivo através dos Departamentos de Trânsito (DETRANs) regionais. 

Em geral, o Programa CNH Social (como é chamado na maioria do país) oferece sempre centenas de vagas para quem quer fazer uma carteira de habilitação sem pagar nada. Todas as taxas são cortadas, incluindo aulas teóricas e inscrição. 

É importante, porém, conferir se na sua região as vagas para CNH gratuita estão disponíveis. Os processos de seleção geralmente são rápidos e esgotam rapidamente pelo número de procura muito alto. 

Regras CNH Gratuita 

As regras para CNH gratuita variam sempre de acordo com cada região. Em grande parte das seleções, porém, surge a prioridade para pessoas em situação de baixa renda ou inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Todas as regras também variam de acordo com o que você pretende: fazer 1ª carteira de motorista gratuita ou adicionar uma categoria na sua CNH. Nesse primeiro caso é necessário estar de acordo com mais requisitos – como renda, por exemplo. 

Para exemplificar, vamos trazer detalhes sobre um processo de seleção que está aberto agora.

Inscrição CNH Cidadã 2020

Está aberta a inscrição CNH Cidadã 2020 através do Departamento de Trânsito RO (Detran-RO). São um total de 400 vagas voltadas para pessoas de baixa renda que moram no norte do país. 

Todas as regras já haviam sido regulamentadas pelo governo estadual em outubro. Agora as inscrições CNH Cidadã estão disponíveis respeitando os seguintes requisitos:

  • Pessoas que estão comprovadamente desempregadas há mais de um ano;
  • Condutores que comprovem o exercício da atividade remunerada de motorista;
  • Beneficiários do Bolsa Família;
  • Egressos e liberados do sistema penitenciário, segundo requisitos estabelecidos pelo Chefe do Poder Executivo.

E como fazer a inscrição CNH Gratuita RO? É muito fácil. Os interessados devem acessar o site oficial do Departamento de Trânsito de Roraima (https://www.detran.rr.gov.br/) e depois seguir os passos:

  • Procurar o botão ‘Habilitação-CNH’; 
  • Clicar em ‘CNH Cidadã’; 
  • Apertar em ‘Solicitar CNH Cidadã’. 

Nesse caso é necessário comprovar residência no estado. 

Inscrições Habilitação Gratuita

Em outros estados também estão sendo aguardadas as inscrições para habilitação gratuita. Em Goiás, por exemplo, já estão sendo feitos os cadastros de quem participou da seleção da CNH Social no último mês. 

No Espírito Santo foi divulgada uma lista de aprovados CNH Social 2020 para suplentes. Pelo site do DETRAN ES é possível conferir mais detalhes e saber se você foi um dos selecionados. 

Finalmente, o próximo processo seletivo deve ser do Programa Habilitação Social, do Distrito Federal. Residentes da unidade federativa poderão participar desde que tenham idade mínima de 18 anos. Para saber mais, acesse: https://pronatec.pro.br/detran-fara-nova-chamada-do-programa-cnh-social/

 

Leia Também