ATENÇÃO: Está TERMINANDO o PRAZO para ATUALIZAR o BOLSA FAMÍLIA 2021! Evite o CANCELAMENTO, VEJA COMO…

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Está TERMINANDO o PRAZO para ATUALIZAR o BOLSA FAMÍLIA 2021: Veja como você pode atualizar as suas informações para não ter o benefício bloqueado! 

Beneficiários do principal programa de renda do Brasil devem ficar atentos: está terminando o prazo para atualizar o Bolsa Família 2021. O programa está passando por um processo de reformulação e muitas pessoas já estão com os valores bloqueados. 

É importante ficar atento para evitar, mais do que o bloqueio, o cancelamento do benefício. Existe uma maneira simples de fazer isso: mantendo suas informações sempre atualizadas. Entenda a seguir como isso funciona. 

Saiba também quais motivos estão levando ao Ministério da Cidadania fazer esse “pente-fino”. Confira!

Está TERMINANDO o PRAZO para ATUALIZAR o BOLSA FAMÍLIA 2021
Imagem: Divulgação

Bloqueios Bolsa Família 2021

Começaram em janeiro os novos bloqueios do Bolsa Família 2021. O Governo Federal confirmou que está fazendo uma espécie de pente-fino para confirmar as principais irregularidades que foram cometidas recentemente. 

Nesse primeiro momento as contas que estão com algum tipo de irregularidade no Bolsa Família vão passar por um bloqueio. Caso nada seja feito pelos beneficiários, vai haver o cancelamento definitivo. 

Para que isso não aconteça é necessário apenas confirmar que você não teve relação com doações eleitorais ou com problemas nos requisitos básicos do programa. Isso é feito a partir da atualização dos seus dados. 

Prazo Atualização Bolsa Família 2021

É necessário respeitar o prazo de atualização do Bolsa Família 2021 – principalmente se o seu benefício já está bloqueado. O Governo Federal deu até o dia 15 de janeiro para todos que precisam confirmar suas informações e comprovar que estão em situação legal. 

Quem está com os pagamentos bloqueados deve fazer essa revisão do Bolsa Família 2021 rapidamente. O cancelamento do benefício pode ser definitivo, por isso é melhor evitar qualquer tipo de problema maior. 

Já o prazo para quem teve Bolsa Família bloqueado por conta das eleições é o mês de maio de 2021. Até esse mês específico, os beneficiários precisam comprovar que não estão em um dos grupos (abaixo). 

O próprio Ministério da Cidadania é responsável por essa fiscalização e também por receber denúncias de beneficiários envolvidos com as eleições. Por isso foi confirmado esse prazo para verificar quem realmente pode continuar recebendo. 

Quem vai ter o Bolsa Família cancelado em 2021 em janeiro – caso não prove o contrário – são as pessoas que estão nos grupos de:

  • Beneficiários que foram candidatos nas eleições e declararam à Justiça patrimônio maior que R$ 300 mil;
  • Eleitos que já assumiram o cargo. 

quem vai ter o cancelamento do Bolsa Família em fevereiro são:

  • Beneficiários que doaram valores mensais a partir de dois salários mínimos;
  • Inscritos do Bolsa Família que foram funcionários em uma campanha e receberam valores mensais a partir de dois salários mínimos (valor equivalente a R$ 2.090). 

Como atualizar Bolsa Família 2021

Finalmente, como atualizar o Bolsa Família 2021? Quem teve o benefício apenas bloqueado (de forma temporária) deve apenas confirmar todos os seus dados para garantir que vai seguir recebendo. 

Quem ainda não sabe como fazer a atualização do Bolsa Família, o processo é simples: é necessário ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região. Lá você precisa informar que quer atualizar os dados e explicar a situação de bloqueio – e o desbloqueio é feito dentro de pouco tempo. 

As regiões que não possuem CRAS devem ter algum tipo de serviço equivalente na prefeitura, portanto, procure a administração da sua cidade. 

ABONO ADICIONAL do BOLSA FAMÍLIA: AMPLIAÇÃO, REAJUSTE e NOVO CALENDÁRIO disponível em JANEIRO!

 

Leia Também