- Publicidade -

Está desempregado? Veja os Benefícios que você pode receber em 2022

Seguro Desemprego que pode ser pago de 3 a 5 meses de acordo com a quantidade de vezes que houve o recebimento do benefício e o tempo de trabalho.

0

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística até o mês de agosto deste ano mais de 14,4 milhões de pessoas desempregadas estavam buscando por emprego.

- Publicidade -

As pessoas que trabalhavam de carteira assinada ao serem dispensadas sem justa causa possuem direito a um benefício chamado  Seguro Desemprego que pode ser pago de 3 a 5 meses de acordo com a quantidade de vezes que houve o recebimento do benefício e o tempo de trabalho.

Mas, não é só este direito que uma pessoa desempregada sem justa causa tem direito.

Está desempregado? Veja os Benefícios que você pode receber em 2022
Desempregados em busca de empregos fazem fila no mutirão. Foto: Agência Brasil/Rovena Rosa

Está desempregado? Veja os Benefícios que você pode receber em 2022

- Publicidade -

Veja também:  Seguro-Desemprego 2022: Previsão de aumento, quem tem direito e como solicitar

  • Seguro Desemprego

Se você está desempregado, veja se atende os requisitos abaixo que permite receber o Seguro Desemprego.

Para ser um beneficiário do Seguro Desemprego é necessário ter sido demitido sem justa causa, ou seja, involuntariamente e que:

- Publicidade -

  • Não tenha renda própria suficiente para prover o próprio sustento e o da família;
  • Recebam salários de pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, relativos a: pelo menos dozes meses nos últimos dezoito meses anteriores à data de dispensa, quando da 1ª solicitação; ou pelo menos nove meses nos últimos doze meses anteriores à data de dispensa, quando da 2ª solicitação; ou cada um dos seis meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.
  • Não esteja recebendo o benefício de prestação continuada, exceto o auxílio suplementar, auxílio-acidente e o abono de permanência em serviço.

Mas, como solicitar o seguro desemprego?  Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital pelo sistema Android ou iOS ou se preferir, acesse o portal.gov.br.

Além disso, também é possível fazer a solicitação indo presencialmente nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego.

- Publicidade -

  • FGTS – Saque por demissão sem justa causa

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é outro benefício que pode ser sacado com ao ser demitido sem justa causa.

Para que o trabalhador possa realizar o saque do fundo de garantia, é necessário que seja enviado pela empresa um um comunicado para a Caixa Econômica Federal.  Após o prazo de 5 dias úteis, o saque estará liberado.

O trabalhador deverá apresentar o termo de rescisão do contrato de trabalho para que possa comprovar o direito a realizar o saque.

- Publicidade -

  • FGTS – Saque para quem está há três anos desempregado

Outra forma de realizar o saque do FGTS é por meio do tempo de desemprego.  Com isso, o trabalhador que está há três anos ou mais desempregado poderá realizar o resgate do saldo.

Mas, é preciso ressaltar que conforme a lei n.º 8.036 de 1990, somente poderá ser feito este saque aquele trabalhador que permanecer pelo período de três anos seguidores sem trabalhar com carteira assinada.
  • Tarifa Social de energia elétrica

Há também o benefício chamado Tarifa Social de energia elétrica que é concedido ao trabalhador desempregado.

Contudo, a exigência é que esteja cadastrado no CadÚnico.  Com isso, é possível conseguir descontos de 10% a 65% na conta de energia elétrica.

Para conseguir este benefício, é necessário entrar em contato com concessionária de energia elétrica da região e fazer a solicitação.

Além de estar inscrito no CadÚnico, é necessário também ter a renda mensal familiar, por pessoa, igual ou menor a uma salário mínimo ou renda mensal de até 3 salários mínimos e que possua doença ou deficiência cujo tratamento precise do uso contínuo de aparelhos que consumam energia elétrica.

Veja também:  Seguro Pix? Como funciona a proteção dos bancos contra fraude e quanto você poderá ganhar com isso

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais