Essas receitas vão te ajudar a REDUZIR o colesterol; confira!

Reduzir o colesterol no sangue pode ser mais prático do que você imagina! Mostramos as melhores receitas que você pode adotar para fazer isso.

Você sabia que, atualmente, o colesterol alto está entre os principais problemas de saúde dos brasileiros? Em todas as regiões do país, milhões de pessoas sofrem com altos níveis da substância na corrente sanguínea, e com as enfermidades relacionadas a essa condição. Sendo assim, de antemão, podemos dizer que você pode utilizar diversas receitas para reduzir o colesterol e viver com mais saúde.

Essas receitas envolvem, primordialmente, frutas, vegetais e outros alimentos naturais. Portanto, se você está com o colesterol alto, ou simplesmente deseja começar uma dieta mais saudável, vale a pena colocar em prática as receitas que vamos mostrar abaixo. Além de serem ótimas para a saúde, as receitas em questão também são super gostosas, ainda mais no período de calor. Confira os ingredientes e o modo de preparo!

Essas receitas vão te ajudar a REDUZIR o colesterol; confira! Foto: Divulgação
Essas receitas vão te ajudar a REDUZIR o colesterol; confira! Foto: Divulgação

Todo colesterol é ruim?

Antes de falar sobre as receitas que você pode fazer para reduzir o colesterol, devemos solucionar uma importante dúvida dos brasileiros: é verdade que todo o colesterol é ruim?

A expressão “colesterol” causa medo em muita gente. Porém, desde já, é essencial salientar que nem todo colesterol é ruim ou prejudicial à saúde!

O “colesterol ruim”, na verdade, é o LDL – que realmente está associado às doenças cardíacas e outros problemas.

O colesterol HDL, por outro lado, ajuda a neutralizar os efeitos do LDL. Em outras palavras, a substância ajuda a manter o coração saudável e evitar problemas no órgão.

Veja também: Perdeu o celular? Veja como ativar o modo perdido e colocar uma mensagem na tela

Receitas para reduzir o colesterol – Suco de laranja com cenoura

A primeira das receitas caseiras que você pode colocar em prática para reduzir o colesterol é a do suco de laranja com cenoura.

O suco não serve apenas para atenuar os níveis de colesterol no corpo, mas também para aumentar a imunidade, prevenir gripes e resfriados, e melhorar a aparência da pele.

Tudo isso se deve à concentração de vitamina C na laranja, às propriedades antioxidantes da fruta, e às fibras solúveis que são encontradas na cenoura. O legume, inclusive, também é ótimo para a vista.

Desse modo, veja abaixo a lista completa de ingredientes necessários para fazer o suco de laranja com cenoura:

  • 2 laranjas grandes;
  • 2 cenouras médias.

O passo a passo é bastante simples, e a receita pode ser feita em poucos minutos. Abaixo, temos o tutorial atualizado:

  • Esprema as laranjas;
  • Reserve o suco;
  • Corte as cenouras;
  • Coloque as cenouras cortadas no liquidificador;
  • Adicione o suco de laranja;
  • Bata tudo até obter uma mistura homogênea;
  • Pronto! A partir daí, você poderá se deliciar com o suco e, ao mesmo tempo, proteger sua saúde.

Suco de beterraba com maçã

Outro suco que você pode fazer para reduzir os níveis de colesterol no sangue, e evitar outros problemas de saúde, é o de beterraba com maçã.

Assim como a cenoura, a beterraba conta com alta concentração de fibras solúveis, substâncias importantíssimas para o equilíbrio das reações químicas corporais. Além disso, o ingrediente é rico em vitamina C, cálcio, vitamina A, ácido fólico, potássio e fibras.

Os antioxidantes encontrados na beterraba, inclusive, podem prevenir a ocorrência de doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer – além de, é claro, auxiliar na redução do colesterol.

A maçã, por sua vez, é cheia de pectina, uma substância que facilita a digestão de gorduras e regular a absorção de açúcar. Outros benefícios da maçã incluem a prevenção de problemas respiratórios, o combate a resfriados e a perda de peso.

Sendo assim, como fazer o suco de beterraba com maçã? Para isso, basta separar uma beterraba média, duas maçãs, e um litro de água. A partir daí, é só seguir o passo a passo abaixo:

  • Descasque as beterrabas;
  • Corte os legumes;
  • Reserve;
  • Corte as maçãs (com casca e tudo);
  • Coloque todos os ingredientes do liquidificador;
  • Adicione água;
  • Bata até conseguir um suco liso;
  • Pronto! O suco não é apenas bom para a saúde, mas também delicioso.

Veja também: 13º salário e o Bolsa Família: afinal, o pagamento vai sair?

Receitas para reduzir o colesterol – Suco de abacaxi com couve

Por fim, a última das receitas que você pode fazer para reduzir o nível de colesterol no sangue, é o suco de abacaxi com couve.

Considerado uma das frutas mais saudáveis do mundo, o abacaxi conta com altas quantidades de bromelina, uma substância essencial para a digestão e dissolução de coágulos sanguíneos.

Como todas as outras frutas cítricas, o abacaxi também tem grande concentração de vitamina C, e por isso, seu consumo é muito recomendado para pessoas que têm imunidade reduzida, e que sofrem constantemente com gripes, resfriados e outros problemas de saúde.

Entre os principais nutrientes do abacaxi, destacam-se as vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, o manganês, o magnésio e o potássio. O ingrediente, nesse sentido, desempenha um papel importante nos processos digestivos do corpo humano.

A couve, sob o mesmo ponto de vista, é uma verdura extremamente versátil, cheia de nutrientes e compostos químicos essenciais para a saúde.

Por isso, a couve é considerada um “superalimento”. O vegetal ajuda a aumentar as defesas do organismo, fortalece as mucosas e as cartilagens, auxilia na absorção do ferro, reduz o colesterol no sangue, aumenta a vitalidade e aprimora o funcionamento dos ossos e das articulações.

Para juntar os benefícios do abacaxi e da couve, a melhor alternativa é fazer um suco. Os ingredientes necessários são os seguintes:

  • 1 abacaxi grande;
  • 2 folhas de couve.

Com isso em mente, veja abaixo o passo a passo para fazer o suco e, dessa maneira, melhorar a sua saúde em 2023:

  • Corte o abacaxi (tirando a casca);
  • Coloque o abacaxi no liquidificador;
  • Adicione as folha de couve (você pode partí-las para agilizar o processo);
  • Pronto! A partir daí, é só bater até obter uma mistura líquida de cor verde vibrante.

Como o abacaxi é uma fruta repleta de líquido, não é necessário adicionar água. Agora, se o seu objetivo é obter um suco mais ralo, pode ser interessante colocar 100 ml de água pura.

Agora que você já conhece as 3 principais receitas para reduzir o colesterol, veja o vídeo abaixo para conferir outras dicas: