CUIDADO com os espiões: Android ganha nova ferramenta capaz de revelar se você está sendo RASTREADO

Saiba como o seu celular pode ajudar a descobrir se você está sendo rastreado e perseguido por alguém!

Um dos assuntos do momento na área de tecnologia são as chamadas “tags” que são verdadeiros dispositivos espiões. Muitas mães com crianças pequenas, por exemplo, estão usando esse tipo de ferramenta em locais com muita gente justamente para não perdê-las. 

Contudo, algumas pessoas estão usando a internet para reclamar de pessoas que escondem esse tipo de dispositivo para espionar sua rotina. Por isso, confira a seguir os detalhes sobre essa nova atualização que pode ajudar você a saber se alguém está literalmente acompanhando todos os seus passos.

Aplicativo espião
Confira todos os detalhes sobre como saber se você está sendo acompanhado por uma ‘tag’ espiã (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Ferramenta do Google para investigar “espiões” – SmarTag

Primeiramente, é importante explicar exatamente sobre o que estamos falando. Muitas pessoas sequer sabem da existência dessas novas tags

Esses dispositivos são físicos, como “botões” que você pode botar em algum lugar. Por exemplo, vídeos mostram mães que estão adicionando isso nos moletons e roupas de crianças pequenas. 

Contudo, quem tem medo desse tipo de “espionagem” deve ficar atento. O Google acabou de liberar uma nova ferramenta que vai dedurar rastreadores desse tipo. A novidade está disponível para quem conta com celulares Android. 

O nome desse novo rastreador é SmarTag e ele consegue alcançar a principal tag do mercado.

Veja também: TikTok ESPIÃO? Entenda a polêmica sobre o aplicativo que pegou os usuários com as ”calças na mão”

Como funciona o rastreador de espiões?

O principal dispositivo desse tipo é o AirTag da Apple. Muitas pessoas estão comprando esses pequenos botões que vão acompanhando os passos das pessoas ou itens – e mostrando para quem instalou. 

O principal funcionamento desse tipo de mecanismo é o acompanhamento de malas em aeroportos, por exemplo. Aqueles “esquecidos” também usam em carteiras e chaveiros. 

Contudo, a preocupação é que também é possível realmente espiar o que uma pessoa está fazendo. E se você está duvidando de algo, o novo SmarTag do Google instalado no seu seu celular Android vai fazer toda a diferença. 

Como saber se você está sendo espionado?

Por fim, é necessário ressaltar que nem todas as pessoas ainda estão com essa função ativada no aparelho. 

Mas e como acionar o rastreador de tags em celulares Android? É necessário ter o sistema 6 pelo menos, ou todos os modelos lançados a partir de 2016 (de tablets ou celulares). 

Para ativar e saber se há algum AirTag com você é necessário seguir o seguinte passo a passo:

  1. Abra o menu ‘Ajustes’ nas configurações; 
  2. Vá até a opção Segurança e emergência; 
  3. Agora você consegue verificar e fazer a varredura nesse tipo de situação. 

Sempre lembrando que não é recomendável baixar outros aplicativos que prometem vasculhar todo o seu aparelho. Isto é, ao tentar se proteger você pode acabar baixando algum app fraudador e ficando mais exposto ainda. 

Por isso evite sempre aqueles aplicativos que prometem investigar ou saber se você está sendo investigado. Os chamados “apps detetives” podem ter acesso às suas informações justamente com a desculpa de protegê-los e isso pode ser perigoso. 

Sempre que possível use apenas os recursos nativos de seu celular, evitando fazer muitos downloads. 

Veja também: WhatsApp ESPIÃO acaba de ser lançado: veja como funciona!