Escolas de Tempo Integral 2020 – MEC vai aumentar o tempo de aulas para Ensino Fundamental!



Ministério da Educação vai lançar um projeto piloto para testar Ensino Integral em escolas de nível Fundamental! Saiba mais!

Muitas novidades estão surgindo na área de educação em todo o Brasil. Entre as novidades mais discutidas estão as Escolas de Tempo Integral 2020. Esse projeto irá atingir centenas de jovens em todas as regiões do país a partir dos próximos semestres. 

Ainda pensando nas aulas em tempo integral, um novo projeto do Ministério da Educação (MEC) deverá ser lançado logo. A ideia é que esse tipo de escola atinja também os anos finais do Ensino Fundamental. 

A seguir vamos trazer todas as informações que foram divulgadas oficialmente. Saiba como deverá acontecer essa transição para que os alunos tenham mais tempo de aulas. Confira!

Escolas de Tempo Integral 2020
Foto: Divulgação

Escolas em Tempo Integral 2020 Ensino Fundamental 

O Ministério da Educação lançou novas informações sobre as Escolas em Tempo Integral no Ensino Fundamental 2020. Será lançado um programa para ampliar essa modalidade em diversas regiões do país. 

O projeto deverá ser lançado para levar as aulas em tempo integral para os anos finais do Ensino Fundamental. Será feito uma espécie de testa para os anos finais deste nível, entre 6º e 9º ano. De acordo com o MEC, esse projeto piloto acontecerá em 40 escolas que já estão oferecendo essa modalidade no ensino médio. 

Esse piloto deverá acontecer ao longo de 2020 juntamente com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigente Municipais de Educação (Undime). 

Oficialmente, esse programa de ensino integral no ensino fundamental será lançado apenas em 2021 pelo Ministério da Educação. 

Ensino Tempo Integral 2020

O Ensino em Tempo Integral 2020 surge com a intenção de tornar as escolas mais atrativas para os alunos, segundo o MEC. Acontecem muitas situações de abandono da escola ou repetência nos anos finais do Ensino Fundamental, por isso a pasta está voltando suas ações também para esses alunos. 

Com a educação em tempo integral os estudantes vão ter mais tempo de aula. O período na escola deverá ficar em uma média de 7 horas por dia com participação em atividades variadas. Entre elas, reforço escolar, esportes, aulas de arte, danças e outras atividades. 

A ampliação do ensino integral em escolas de todo o país é uma das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE). A Lei 13.005/2014 prevê no mínimo 25% dos alunos do país atendidos em jornadas diárias de 7 horas ou mais até o ano de 2024. 

 

Leia Também