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ESCÂNDALO no Spotify: empresa é pega em FLAGRANTE e multada em MILHÕES; o que eles fizeram é CHOCANTE

Escândalo no Spotify traz graves consequências para a empresa! Como o app musical mais popular da atualidade, o Spotify conta com milhões de usuários no mundo inteiro. A plataforma se destaca por modificar, para sempre, a maneira como consumimos os conteúdos da indústria musical. O que muitos usuários não sabem é que, recentemente, o aplicativo se envolveu em uma grande (e perigosa) controvérsia internacional.

Após ser denunciada por um delito bastante grave, a empresa recebeu uma multa milionária. Além disso, após a aplicação da multa, o Spotify corre, inclusive, o risco de ser banido. Sendo assim, os usuários do app musical querem entender: afinal de contas, como o Spotify se envolveu neste grande escândalo? E, ainda mais importante: será que os inscritos brasileiros serão afetados pela polêmica? Veja abaixo tudo que você precisa saber!

Tudo sobre o escândalo do Spotify! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quantos usuários tem o Spotify?

Como você já sabe, o Spotify é o aplicativo musical mais popular da atualidade. Movimentando bilhões de dólares todos os anos, o app sempre aparece entre os mais baixados da Play Store (para celulares com o sistema operacional Android) e para a App Store (para iPhones e outros aparelhos da Apple).

Sendo assim, quantos usuários tem o Spotify em 2023? De acordo com o balanço mais recente da empresa, divulgado no início do ano, o aplicativo conta com cerca de 518 milhões de usuários espalhados por todo o mundo.

Desde usuários, aproximadamente 229 milhões assinam a versão Premium (paga) do aplicativo. No Brasil, o número exato de usuários do Spotify não foi revelado, mas já se sabe que o nosso país é um dos maiores mercados mundiais do aplicativo.

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Spotify se envolve em escândalo e leva multa milionária

Nesta terça-feira (13 de junho), o Spotify recebeu uma multa de 58 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 26,3 milhões, de acordo com a cotação atual da moeda nacional) após se envolver em um grande escândalo na Suécia.

O aplicativo musical foi acusado de não informar, de maneira correta, bem explicada e acessível, a política de uso de dados para os usuários. Em termos mais simples, o Spotify falhou em explicar aos inscritos o modo como suas informações pessoais são utilizadas e distribuídas a terceiros.

Segundo a Autoridade Sueca de Proteção à Privacidade (IMY), a “maneira que o Spotify administra o direito de acesso dos consumidores a seus dados pessoais” também será revisada para que o aplicativo possa continuar a atuar no país.

A multa, nesse sentido, não foi aplicada para coibir a atuação do Spotify, mas sim para punir a empresa pelas “deficiências identificadas” no aplicativo.

“Avaliamos os procedimentos gerais do Spotify para lidar com solicitações de acesso individual, bem como a maneira como o Spotify agiu em várias situações individuais na quais recebemos reclamações de usuários. Como o Spotify tem operações e usuários em vários países, o trabalho também incluiu a cooperação com outras autoridades de proteção de dados da EU”, disse o relatório.

Ainda de acordo com o governo da Suécia, todos os usuários do Spotify têm o expresso direito de saber quais dados o aplicativo coleta, como essas informações são obtidas, e como elas são utilizadas pela plataforma. Em caso de transmissão para terceiros, por exemplo, o app deve avisar os usuários.

Nas situações mais complicadas, nas quais os dados dos usuários são divididos com empresas, por exemplo, o Spotify deve explicar a utilização das informações não somente em inglês, mas também no idioma oficial do país em questão.

Spotify se pronuncia sobre o escândalo

Apesar do valor da multa que acaba ser aplicada pelo governo da Suécia ser relativamente irrisório para o Spotify – já que o aplicativo faturou mais de 12 bilhões de dólares somente em 2022 – a ação representa uma tendência importante para os aplicativos e redes sociais que atuam na Europa.

O governo sueco decidiu aplicar a sanção sobre o aplicativo após a organização sem fins lucrativos Noyb entrar com um processo contra o Spotify. Na ação, o órgão afirma que, ao falhar em explicar a utilização das informações pessoais para os usuários, a empresa descumpre o Artigo 15 da Regulação Geral de Proteção de Dados que vale para todos os países da União Europeia.

A aplicação da multa vem 4 anos após a abertura do processo, comprovando também que os governos europeus precisam atuar fortemente para garantir a celeridade de processos movidos contra gigantes da tecnologia.

Os representantes da organização Noyb, logo após a decisão do governo sueco, celebraram a atualização em uma nota oficial à imprensa.

“Ficamos felizes em ver que a autoridade sueca finalmente tomou uma atitude. É um direito básico de todo usuário obter informações completas sobre os dados que são processados pelo aplicativo. No entanto, o caso demorou mais de 4 anos e tivemos que litigar com órgãos superiores para obter uma decisão. A autoridade sueca tem que, definitivamente, acelerar os seus procedimentos”, disse Stefano Rossetti, integrante da equipe jurídica da instituição.

O aplicativo, por sua vez, também se manifestou. De acordo com a declaração dos representantes do Spotify, a plataforma seguirá as orientações do governo. No entanto, a nota também deixa bem claro que a empresa não concorda com a punição, e que entrará com um recurso para não precisar pagar a multa.

“O Spotify oferece a todos os usuários informações abrangentes sobre como as informações pessoais são processadas. Durante a investigação, o governo sueco encontrou apenas elementos secundários de nosso processo que, segundo essa perspectiva, precisam de melhorias. No entanto, não concordamos com a decisão e pretendemos interpor recurso”, completa a nota oficial do app.

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Escândalo do Spotify afeta os brasileiros?

Não! O escândalo da utilização indevida de dados pessoais de usuários do Spotify envolve apenas os inscritos do aplicativo que residem na Suécia e nos outros países da União Europeia.

Originalmente, o processo englobaria apenas denúncias realizadas na Áustria e na Suécia, mas como a União Europeia tem um mecanismo próprio de proteção de dados, todas as nações integrantes do bloco são afetadas por decisões conjuntas.

Logo, se você usa o Spotify no Brasil, não precisa se preocupar: nada muda em relação à utilização do aplicativo no nosso país.

Alexandre Guglielmelli

Formado em Jornalismo pela PUC-Minas, campus Coração Eucarístico. Atua no segmento de jornalismo digital, redação e produção de conteúdo para a internet desde 2017.

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Alexandre Guglielmelli

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