O Pix se caracteriza enquanto um modo de transferência de dinheiro instantâneo e de pagamento eletrônico também instantâneo feito em real brasileiro e oferecido pelo Banco Central do Brasil para as pessoas físicas e para as pessoas jurídicas. A ferramenta funciona 24 horas por dia, de forma ininterrupta.
A modalidade de transferência ainda se caracteriza como o meio de pagamento mais recente do Sistema de Pagamentos Brasileiro. O Pix foi disponibilizado em outubro de 2020 e desde então faz grande sucesso entre os brasileiros, isso porque ele possibilita que sejam feitas transferências de forma rápida e sem precisar pagar nenhuma taxa extra para realizar o processo.
No entanto, o que acontece se uma pessoa fizer um Pix errado? É possível entrar em contato com o remetente ou é necessário contar com a sorte de que ele devolverá o dinheiro? Confira a resposta para essas questões a seguir e entenda o que precisa ser feito caso realize uma transferência para a conta errada!
Realizar um Pix para a conta errada é uma prática mais recorrente do que se imagina. O método de pagamentos facilitou bastante a vida dos brasileiros, no entanto, como ele funciona de forma instantânea, nem sempre é possível recuperar os valores após enviar o dinheiro para a conta errada. Contudo, isso não quer dizer que é impossível.
O Banco Central desenvolveu um Mecanismo Especial de Devolução (MED), que possibilita que os usuários recorram à instituição financeira ou entre em contato com o destinatário caso venham a realizar um Pix para a conta errada. Vale ressaltar ainda que caso o remetente se recuse a devolver os valores, ele estará cometendo um crime.
Para que o método disponibilizado pelo Banco Central funcione, é importante que o usuário haja de forma rápida. Dessa forma, após fazer o Pix para a pessoa errada, o usuário deverá tirar um print da tela de transferência e entrar em contato com a instituição financeira por meio do chat ou telefone. Ao entrar em contato com um atendente do banco, é necessário explicar o ocorrido e enfatizar que você deseja acionar o MED.
A partir disso, a instituição financeira irá enviar uma notificação para o banco recebedor. Se a mensagem for aceita e o saldo estiver de fato na conta do destinatário, a devolução será concedida.
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Outra forma de reaver o dinheiro é entrando em contato com a instituição financeira que você usa e solicitar instruções para resolver o problema. Além disso, ainda é possível entrar em contato diretamente com a pessoa que recebeu dinheiro, seja por meio de e-mail ou telefone. Caso ela se recuse a devolver os valores de forma amigável, o último passo é entrar na Justiça por prática figuraria de apropriação indébita.
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