Erros que podem COMPLICAR você no Imposto de Renda 2023
São oito os erros mais comuns e que a Receita Federal mostra quais são para que os contribuintes não sejam prejudicados e nem caiam na malha fina neste ano de 2023.
Você sabia que há alguns erros que podem complicar a sua vida no momento de fazer a declaração do Imposto de Renda? Se não, então vem saber e evite agora mesmo ter qualquer tipo de problema com a Receita Federal. O período de entrega das declarações começou no dia 15 de março e segue aberto até 31 de maio.
Os oito erros mais comuns foram apontados pela própria Receita, justamente com o objetivo de mostrar aos contribuintes quais cuidados eles devem ter. É importante que estas pessoas não caiam na chamada Malha Fiscal, que é popularmente conhecida com malha fina.
Quais erros que podem complicar a declaração do IR?
Entre os quatro principais erros, estão os seguintes: omissão de rendimentos e bens, recebimento de aluguel, inclusão de dependentes e as despesas médicas que não foram confirmadas.
No que diz respeito à omissão de rendimentos e bens, este é considerado o erro mais comum cometido pelos contribuintes. Ademais, isso é visto como uma forma de tentar sonegar impostos. Caso o declarante seja pego nesta situação, ele pode receber uma multa de até 75% do valor que foi omitido.