Errei uma transferência via Pix, e agora? Saiba o que fazer

Entenda se é possível desfazer uma transferência feita por meio do Pix e o que deve ser feito quando esse tipo de coisa acontece, seja ou não o usuário vítima de fraude.

Errei uma transferência via Pix, e agora? Esse pode ser um questionamento comum para quem erra algum tipo de pagamento por esta via de transferência. Pensando nisso, vamos tirar essa dúvida e explicar se é possível cancelar um pagamento via Pix diante de um erro ou até mesmo quando a pessoa foi vítima de fraude.

É importante destacar que este tipo de pagamento se popularizou bastante desde 2020. A isenção no pagamento de taxas para a maioria das pessoas é um dos maiores atrativos do Pix. Vem saber melhor como essa ferramenta funciona, além de entender se é possível realizar o cancelamento de um pagamento feito errado.

Errei uma transferência via Pix, e agora? Saiba o que fazer
Saiba o que pode ser feito em caso de enviar um Pix errado Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como ocorre o pagamento via Pix?

Para pagar uma pessoa, seja ela física ou jurídica, o pagador faz login no aplicativo do banco e digita a quantia que deverá ser paga. Mas, antes, a pessoa precisa informar qual a chave Pix de quem vai receber o dinheiro. Essa chave pode ser o número de telefone, do CPF, o e-mail ou até mesmo uma chave aleatória.

Ao informar a chave, aparece o nome da pessoa para que o pagador confirme para quem vai o dinheiro. Depois disso, basta digitar a quantia e a senha da conta do banco para confirmar. Por fim, tecnicamente, quando o pagamento é feito não se pode voltar atrás.

Ambas as partes recebem uma notificação no celular de que o Pix foi feito, quando a transação é concluída. É uma forma de pagamento facilitada e instantânea. Além disso, o dinheiro cai na hora quando a transferência é feita.

Veja também: Pix no cartão de crédito? Haddad promete grande MUDANÇA neste método de pagamento

Errei uma transferência via Pix, e agora? O que devo fazer?

Como acontece com a maioria das formas de pagamento, uma pessoa pode cancelar um pagamento via Pix que foi feito de maneira incorreta, desde que o faça antes de ser processado. Em contrapartida, quando o pagamento é processado, ou seja, é confirmado, não há como cancelar o Pix, mesmo que a pessoa tenha sido vítima de uma fraude.

Ou seja, é preciso ter bastante atenção antes de confirmar um pagamento, principalmente quanto aos dados de quem vai receber, já que é uma ação irreversível.

Independentemente do tipo de pagamento que é feito, os usuários do Pix podem tomar atitudes para combater certos tipos de fraude. Medidas de segurança oferecidas pelas próprias instituições bancárias são algumas das opções. Basta que você, enquanto cliente, entre em contato com a agência por meio dos canais oficiais para garantir essa maior segurança.

Além disso, o Banco Central (BC) do Brasil também possui métodos próprios para combater fraudes cometidas por diversos meios de pagamento, incluindo o Pix. Ou seja, essa é outra forma de garantir mais segurança.

Ademais, vale destacar que quando o Pix errado é feito para uma pessoa conhecida, vale pedir diretamente que ela devolva o valor. Quando é fraude, além do banco, a pessoa deve também acionar a polícia.

Saiba mais: ALERTA para transações de PIX a partir de agora: veja o que mudou