Como entrar no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda? Confira!

É possível receber nos primeiros lotes de restituição do IR utilizando certas estratégias conforme as regras da Receita Federal.

A restituição do Imposto de Renda é a devolução ao cidadão do valor pago a mais em imposto para a Receita. A saber, o programa do Imposto de Renda calcula, após a entrega da Declaração, se o contribuinte pagou ou não a quantia de imposto devida. Caso tenha pago a mais, ele recebe a restituição. Nesse ano, o pagamento da restituição será feito em cinco lotes, a partir do dia 31 de maio. Para receber no primeiro lote de restituição, basta usar uma estratégia simples.

A saber, alguns grupos têm prioridade legal no recebimento da restituição. Mas, você também pode entrar nos primeiros lotes, basta saber quais as regras da Receita e segui-las. Confira o texto completo e veja como receber primeiro.

O primeiro lote da restituição já começará a ser pago no final de maio. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Restituição do Imposto de Renda 2023

O pagamento das restituições do Imposto de Renda 2023 já começarão no dia 31 de maio. Serão, ao todo, cinco lotes, conforme as datas abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

A saber, não são todos os contribuintes que recebem a restituição do Imposto de Renda, apenas aqueles que pagaram a mais do que deviam de Imposto de Renda. Isso é calculado após o contribuinte entregar sua Declaração de Imposto de Renda, pelo próprio programa da Receita Federal.

Caso você tenha apresentado despesas dedutíveis em sua Declaração, é provável que também receba a restituição. Por exemplo, gastos com saúde, previdência, educação, com dependentes, dentre outros. Ademais, os trabalhadores CLT, com IR retido na fonte, também podem ter valores na restituição.

O valor da restituição é pago por meio de conta corrente ou poupança. Entretanto, desde o ano passado o contribuinte também pode receber por Pix, desde que a chave seja correspondente ao CPF do mesmo.

Veja também: Restituição do Imposto de Renda começa a ser paga em poucos dias: descubra se você receberá

Como receber no primeiro lote de restituição?

Legalmente, recebem primeiro as pessoas com deficiência (física, mental ou moléstias graves), idosos de 60 anos ou mais e contribuintes cuja fonte principal de renda seja o magistério. Ademais, dentro desse grupo, os idosos maiores de 80 anos possuem prioridade absoluta.

Após esse grupo, os contribuintes são elencados conforme a data de entrega da declaração de Imposto de Renda e a opção de pagamento da restituição. No que se trata da primeira questão, quem envia mais cedo a Declaração de Imposto de Renda também recebe mais cedo a restituição, já nos primeiros lotes. A saber, em 2023 o prazo de entrega iniciou-se no dia 15 de março e vai até 31 de maio.

Ademais, caso a pessoa tenha optado pela declaração pré-preenchida, também entra na ordem de prioridade, assim como aqueles que optaram pelo Pix para o pagamento da restituição. Sendo assim, para receber nos primeiros lotes de restituição, atente-se a todas essas questões.

Para consultar a restituição, o governo disponibilizou o site www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-restituicao-de-imposto-de-renda.

Veja também: Quem enviar declaração do Imposto de Renda até ESTA data, recebe a restituição ANTECIPADA!