Entenda como é o BLOQUEIO de contatos no WhatsApp através da tela bloqueada

Diariamente, há chances de aparecer algum contato indesejado mandando mensagem. Felizmente, há uma nova forma de bloqueá-lo rapidamente no WhatsApp.

Uma novidade incrível chegou ao WhatsApp, tornando nossa vida digital ainda mais prática e segura. Você já teve o desprazer de receber mensagens de pessoas que não queria?

Felizmente, agora, é possível bloquear contatos indesejados diretamente da tela de bloqueio do seu smartphone.

Isso mesmo! Sem a necessidade de abrir cada notificação só para se deparar com aquele spam inconveniente. Então, venha descobrir como fazer isso!

O WhatsApp liberou uma função excelente para se livrar de forma rápida de pessoas inconvenientes. Confira!
O WhatsApp liberou uma função excelente para se livrar de forma rápida de pessoas inconvenientes. Confira! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Bloqueio rápido e seguro pelo WhatsApp

A princípio, com essa atualização, ao receber uma mensagem de um número desconhecido, uma notificação surgirá na tela de bloqueio.

Com um simples toque prolongado, opções aparecerão, incluindo a preciosa função de bloquear o contato. Além disso, você terá a opção de reportar o remetente como spam, dando a você total controle sobre quem pode entrar em contato.

Como funciona?

O processo é intuitivo: ao visualizar a notificação indesejada na tela de bloqueio, pressione e segure. Em seguida, escolha a opção de bloquear.

Se desejar, também é possível reportar o contato por enviar mensagens não solicitadas. E caso um conteúdo suspeito mereça sua atenção, haverá um botão para responder diretamente.

Uma ferramenta contra golpes

Ademais, esta inovação chega como uma aliada poderosa na luta contra fraudes e golpes, permitindo que os usuários parem conteúdos suspeitos sem a necessidade de interação.

O WhatsApp, que já incorporou diversas funcionalidades em 2023, promete continuar evoluindo, trazendo mais segurança e praticidade para seus milhões de usuários ao redor do mundo.

Em um cenário onde a segurança digital é cada vez mais crucial, o WhatsApp dá um passo à frente, equipando seus usuários com ferramentas robustas para proteger sua privacidade.

Com gestos simples, o controle está literalmente na ponta dos seus dedos, reforçando a barreira contra contatos indesejados e potenciais ameaças.

Veja outros: Empréstimo com celular como garantia pode RESOLVER seus problemas; veja como sacar facilmente

WhatsApp testa forma de impedir print de foto de perfil

Além disso, em breve, tentativas de capturar a tela para salvar fotos de perfil serão bloqueadas, uma medida que visa proteger a individualidade e a privacidade dos usuários na plataforma.

Essa novidade, introduzida na última versão beta do WhatsApp para Android, impede que usuários façam screenshots das fotos de perfil dos contatos.

Quando tentada, uma notificação surge, alertando que o aplicativo não permite essa ação por motivos de segurança. Essa medida reforça a proteção contra a cópia e distribuição não autorizada de imagens pessoais.

Como funciona?

O aplicativo já havia removido a opção de baixar fotos de perfil há cerca de cinco anos, mas a medida se mostrou insuficiente, já que os usuários podiam ampliar a foto e capturar a tela. Com a nova atualização, essa brecha é fechada, garantindo mais privacidade aos usuários.

Privacidade no WhatsApp em foco

Além do bloqueio de screenshots, o WhatsApp está trabalhando em outras funcionalidades focadas na privacidade.

Uma delas é a possibilidade de configurar um perfil público, com nome e foto distintos para pessoas que não estão na lista de contatos.

Outra é a criação de um nome de perfil, permitindo interações sem a necessidade de compartilhar números de telefone, semelhante ao que já existe em outros aplicativos de mensagens.

Acompanhe mais: 6 lugares onde você NÃO deve guardar o celular; podem ser PERIGOSOS