Entenda a Reforma do Ensino Médio

Entenda a Reforma do Ensino Médio – Acompanhe as principais mudanças do Ensino Médio que poderão entrar em vigor em breve de acordo com o MEC!

Entenda a Reforma do Ensino Médio – Confira quais são as principais dúvidas sobre as Diretrizes do Ensino Médio que poderão entrar em vigor em breve!

Muitas pessoas em todas as regiões do país estão em dúvidas sobre como deverá ser a educação brasileira nos próximos anos. Isso acontece, principalmente, quando falamos sobre a Reforma do Ensino Médio – que poderá passar a vigorar nos próximos semestres.

É importante, porém, estar informado para não cair em fake news (notícias falsas) e acabar divulgando detalhes que não são exatamente verdadeiros. Essas mudanças na educação nacional são um processo longo e devem ser vistos com cuidado.

Sabendo disso, selecionamos a seguir alguns dos principais questionamentos sobre essa nova forma de fazer o nível médio no Brasil. Confira todos os principais detalhes e fique informado para entender quais são os rumos da educação nacional. Saiba mais!

Entenda a Reforma do Ensino Médio
Foto: Gustavo Morita

Dúvidas sobre a Reforma do Ensino Médio

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a Reforma do Ensino Médio. É importante estar atento para saber o que foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e faz parte dessa nova formatação da educação. Confira a seguir os principais questionamentos:

  • O que ficou definido na reforma?

São muitos detalhes disponíveis. Entre as principais mudanças em relação ao conteúdo ensino para os estudantes, está a flexibilização dos conteúdos que terão novos pesos e com maior ampliação de escolas de tempo integral e ensino técnico. O novo currículo do ensino médio será definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com uso dos itinerários formativos.

  • O que são itinerários formativos?

A intenção da reforma é dividir a carga horária de ensino em duas partes: a primeira segue de acordo com a BNCC enquanto a segunda é dividida nos itinerários formativos. São eles: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; formação técnica e profissional. Cada estudante poderá fazer mais de um itinerário – e os municípios pequenos terão que oferecer, pelo menos, dois dos itinerários.

  • Dúvidas sobre a Reforma do Ensino Médio
    Foto: FILIPE ARAUJO/AE

    Como é a carga horária do Novo Ensino Médio?

O texto inicial da reforma determina que 60% da carga horária deva ser ocupada por conteúdos comuns da BNCC enquanto os outros 40% serão de forma optativa para os estudantes de acordo com as ofertas das escolas.

  • O que é BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular vai ser importante nesse processo já que deve definir os conteúdos mínimos e as disciplinas obrigatórias do ensino médio. O órgão está em fase aprovação de uma nova base que ainda não foi definida.

  • O Ensino Médio vai ser a distância?

O Ministério da Educação definiu que essa modalidade não será obrigatória, mas sim opcional. Todos os interessados podem saber mais sobre o Ensino Médio EaD 2019 acessando o site: https://pronatec.pro.br/ensino-medio-ead-2019/

Confira também o Novo Enem 2019!

 

Leia Também