Ensino Médio EaD 2019

Ensino Médio EaD 2019 – Já pensou poder realizar o Ensino Médio de forma totalmente a Distância? Fique por dentro dos detalhes da base para o Novo Ensino Médio!

Ensino Médio EaD 2019 – Confira todos os detalhes sobre as diretrizes do Ensino Médio que deverão servir como base para o Novo Ensino Médio!

É sempre importante que todas as áreas da administração pública sigam sempre se atualizando e a educação é uma delas. Nos próximos meses devemos ver grandes mudanças como é o caso do Ensino Médio EaD 2019.

Brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país já estão pesquisando e querendo saber mais sobre como funcionará essa modalidade de educação a distância (EaD) ligada ao nível médio especificamente. Por isso é interessante ficar atento para as novidades.

Selecionamos a seguir detalhes sobre as informações que foram disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) até o momento. Mantenha-se informado e saiba como deverá funcionar esse novo tipo de modalidade em diversas regiões do país.

Ensino Médio EaD 2019
Foto: Angelo Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

Ensino Médio a Distância 2019

Ensino Médio a Distância 2019
Foto: Divulgação

Foram lançadas mais informações sobre o Ensino Médio a Distância 2019! O Ministério da Educação homologou as mudanças no currículo para os anos. Essa mudança, porém, não devem acontecer imediatamente já que dependem de aprovação de uma nova Base Nacional Curricular (BNCC) – que ainda não foi decidida.

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio fazem parte da polêmica reforma de ensino médio brasileiro que foi sancionada ano passado e surge como uma das grandes mudanças na educação nacional para os próximos semestres.

Uma das diretrizes que possui mais discussão pública foi falada pelo MEC em coletiva de imprensa realizada recentemente: estamos falando sobre o percentual de carga horária de ensino que poderia ser feito no formato a distância.

Confira também o Novo Enem 2019!

Novo Ensino Médio EaD 2019

Novo Ensino Médio EaD 2019
Foto: Divulgação

Sobre o novo Ensino Médio EaD 2019, a lei nº 13.415 que instituiu a reforma do ensino médio também estabeleceu que os sistemas de educação poderão firmar, amparados na lei, convênios com instituições de ensino a distância para o cumprimento de carga horária de nível médio.

A ideia é que, no prazo máximo de cinco anos, a carga horária Ensino Médio EaD possa chegar a mil horas anuais. A intenção é que esse número ainda seja ampliado para 1.400 horas anuais de forma progressiva – sendo que a legislação não estabeleceu prazos.

Ou seja, o Ensino Médio EaD é opcional e as redes de ensino deverão fazer ou não o acordo com outras instituições se acharem o ideal. É necessário que as próprias redes procurem as melhores oportunidades para ter controle de qualidade. Se o estado não quiser fazer parte desse tipo de formato, poderá não fazer. A intenção é aumentar a carga horária do nível médio de acordo com as necessidades de cada região.

 

Leia Também