Ensino Médio a Distância Começará a Ser Implantado no Brasil

Ensino Médio a Distância Começará a Ser Implantado no Brasil – Decisão faz parte das novas Diretrizes Curriculares Nacionais

Ensino Médio a Distância – A partir de agora, estudantes poderão ter aulas a distância no ensino médio. Decisão faz parte das novas Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Leia e entenda o que vai mudar!

Inicialmente visto com desconfiança no Brasil, hoje em dia a Educação a Distância (EaD) já faz parte do cotidiano de muitas instituições de ensino. Até o momento, a modalidade é mais utilizada por instituições privadas, mas as instituições públicas estão começando a utilizá-la em diversos níveis de escolaridade. Por exemplo: você sabia que é possível fazer uma Faculdade Gratuita a Distância por meio do programa Universidade Aberta do Brasil?

Pois agora o ensino a distância passará a ser uma parte integrante de outro nível da educação: o ensino médio a distância já tem sua implantação aprovada no país em razão das novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Você quer saber o que vai mudar a partir de agora? Continue lendo e descubra!

ensino médio a distância
Imagem: Divulgação.

Ensino Médio a Distância no Brasil

ensino médio a distância será implantado no Brasil
Imagem: Agência Brasil / EBC (Divulgação).

De acordo com uma decisão que integra as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os estudantes poderão fazer ensino médio a distância a partir de agora. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mas não quer dizer que os alunos farão todo o ensino médio a distância.

Estudantes do Ensino Médio Regular poderão realizar até 20% das aulas na modalidade EaD. Já os estudantes do Ensino Médio Noturno poderão ter um percentual ainda maior de aulas a distância: 30%. Para fins práticos, isso significa que um aluno do ensino médio regular que tem 5h de aula por dia agora poderá ter 1h totalmente a distância a cada dia letivo. Já os alunos dos cursos noturnos poderão ter 1h12min de aulas a distância por dia.

O ensino médio a distância será implantado para se adequar ao projeto do Novo Ensino Médio – aprovado em 2017. Continue lendo para mais informações sobre o assunto!

Você sabia? Universidade brasileira está oferecendo uma Faculdade Gratuita de Pedagogia a Distância para 2019!

Novo Ensino Médio a Distância? Entenda

novo ensino médio a distância
Imagem: Divulgação.

O ensino médio a distância será implantado para se adequar ao projeto do Novo Ensino Médio. A nova lei diz que os estudantes de todo o país farão uma formação comum em todo o país – chamada de Base Nacional Curricular Comum (ainda em discussão) – e uma formação específica em uma área do seu interesse.

Formações específicas que os alunos poderão escolher:

  • – Linguagens
  • – Matemática
  • – Ciências da Natureza
  • – Ciências Humanas
  • – Ensino técnico

De acordo com as novas regras, a porcentagem de aulas a distância deverá ser preferencialmente direcionada à formação específica, enquanto que a formação comum continuará ocorrendo na modalidade presencial – apesar de isso ser flexível. Para ser implantado nas escolas, o ensino médio a distância deverá ser acompanhado de suporte tecnológico e pedagógico apropriado.  E você? O que pensa sobre isso?

Sabia que é possível Comparar a Sua Nota do Enem com a de Outros Participantes?

 

Leia Também