Enem Seriado: Descubra como vai Funcionar!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Enem Seriado – Entenda mais detalhes sobre essa novidade disponibilizada pelo Ministério da Educação!

Com todas as novas mudanças nas rotinas de brasileiros e brasileiras graças a pandemia do novo coronavírus, muitas dúvidas estão surgindo sobre as provas de nível nacional. Agora mais uma novidade é o Enem Seriado

O Exame Nacional do Ensino Médio continua sendo, hoje em dia, a principal prova de acesso às universidades públicas de todo o Brasil. E é por isso que muitos estão apreensivos se ela acontecerá normalmente. 

Confira mais detalhes sobre as novidades do Ministério da Educação (MEC) e entenda como vai acontecer essa nova proposta. Saiba mais detalhes e entenda porque a prova foi confirmada pelo atual ministro. 

Enem Seriado
Imagem: Divulgação

O que é Enem Seriado

Primeiramente, o que é o Enem Seriado? Para entender exatamente como irá funcionar essa nova ação do Ministério da Educação é importante saber exatamente o que é outra prova que acontece no país. 

Lista de Cidades que vão ter o Enem Digital em 2020: Tire suas Dúvidas!

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um exame que era feito para estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3º série do Ensino Médio. A intenção era avaliar a qualidade do ensino nas escolas e entender melhor a situação da educação nacional. 

O MEC resolveu reformular esse exame e fazer um novo Saeb. Esse exame agora acontecerá para todos os anos a partir do 2º do Ensino Fundamental. A ideia é que a prova passe a ser anual e que seja feita em papel até o 4º ano do Fundamental e eletrônica do 5º para cima. Junto com essa reformulação deve surgir essa nova proposta ligada ao Enem. 

Como Funciona Enem Seriado

Mas e como funciona o Enem Seriado? O primeiro detalhe importante é que essa é uma ideia que ainda não foi implementada, mas que está sendo estudada pelo MEC para funcionar a partir do próximo ano. 

O Enem Seriado nada mais é do que usar as notas da avaliação do novo Saeb (que acontecerá todos os anos) para acesso ao ensino superior. Ou seja, os jovens teriam mais uma oportunidade de entrar para uma faculdade. 

Ao usar as notas do Saeb para entrar na universidade, os alunos usariam as provas do Ensino Médio a partir de uma pontuação adquirida nas três séries. Por exemplo: quem fizer o 1º ano do Ensino Médio no ano de 2021 já poderá usar as notas do Saeb para 2023. 

Então o Enem vai acabar? Não! Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, essa seria mais uma opção. 

Ou seja, o Enem seriado vai funcionar em paralelo com a prova tradicional. Os estudantes poderão fazer a avaliação do Saeb todos os anos e usar suas notas de média (no Ensino Médio) para entrar para universidade. 

Entenda também tudo sobre o Enem Digital no site: https://pronatec.pro.br/enem-digital-2020/

 

Leia Também