- Publicidade -

Enem será reaplicado nos dias 9 e 16 de janeiro- Veja quem fará o exame

ENEM será reaplicado para os candidatos que fizeram a solicitação no INEP

0

Nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM, será reaplicado para alguns candidatos, isso porque no ano passado houve a opção de reivindicar a reaplicação da prova diretamente com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é o órgão responsável pela aplicação da prova. Os casos aos quais a reaplicação do exame são possíveis são isolados e bem específicos, sendo assim, eles não valem para todos os candidatos.

- Publicidade -

Uma das situações onde é cabível a reaplicação, é para os candidatos que não realizaram as provas em novembro de 2021, em especial por estarem com sintomas de doenças contagiosas, como a principal delas: a Covid-19 e, por causa disso, tiveram problemas logísticos e até mesmo de infraestrutura. Além disso, algumas outras ocorrências que tenham impossibilitado a realização do exame na data que tinha sido previamente escolhida para todos os candidatos.

Enem será reaplicado nos dias 9 e 16 de janeiro- Veja quem fará o exame
Enem será reaplicado em ajeniro de 2022 para algunsc asos específicos.
Valter Campanato/ Agência Brasil

Como saber se o pedido foi aceito pelo INEP

Para o candidato saber se a sua solicitação foi aceita pelo Instituto, é necessário que o aluno acesse a página do participante, no site do Inep e, depois disso, conferir se o cartão de confirmação está disponível, caso esteja, isso quer dizer que a pessoa está apta a realizar a prova este ano. Para acessar é só fazer o login único no site gov.br. Nos dias 9 e 16 de janeiro, esse exame também terá aplicação para pessoas que estão presas, para os menores de idade que estão cumprindo alguma medida socioeducativa e os demais candidatos que foram isentos e faltaram no ENEM 2020.

- Publicidade -

Veja também: Novidade! Fies 2022 não usará nota da edição passada do Enem: Veja como se inscrever

O ENEM

O tão esperado Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova aplicada todos os anos pelo Governo Federal em toda a extensão do país e nos 27 estados, incluindo o Distrito Federal. A principal finalidade dele é medir o nível de conhecimento dos alunos que acabaram de sair do Ensino Médio e levantar dados sobre a educação no país.

Já para os estudantes, ele é tão importante porque pode ser considerado a porta de entrada para a maioria das faculdades públicas e o candidato ainda pode obter bônus com essa nota em algumas faculdades e universidades particulares. A ideia é promover o ensino e o estudo e incentivar os alunos a se dedicarem cada vez mais para passarem nas provas.

- Publicidade -

Veja também: ENEM 2022 Inscrições: Edital, Cronograma, Provas e Resultado

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais