Enem Portugal – MEC assina convênio e agora são 41 universidades portuguesas!

Enem Portugal – Veja como participar do processo de seleção!

Uma ótima notícia para quem possui o sonho de estudar fora do país! O Inep, através do Ministério da Educação, fechou convênio com novas universidades da Europa. Saiba mais!

Enem Portugal – Se você é um dos milhares de brasileiros que sonha em ter uma carreira de sucesso no país e no exterior, fique atento! Existem ótimos caminhos para isso neste momento. 

Um deles é fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e inscrever-se em uma das instituições conveniadas com o Ministério da Educação (MEC) fora do país. Em Portugal são dezenas de instituições aceitando alunos brasileiros. 

Selecionamos mais informações sobre as novas conveniadas. Confira e saiba como mudar positivamente a sua vida pessoal e profissional, morando fora do país e conhecendo novas culturas!

Enem Portugal
Foto: Divulgação

Estudar em Portugal Enem 

Todos os brasileiros que estão pensando em ir para o exterior ou em estudar em Portugal Enem receberam uma notícia boa recentemente. Isso porque quem pretende ingressar em uma instituição de ensino lusitana poderá usar o Exame Nacional do Ensino Médio para disputar várias vagas. 

Quatro novas instituições de ensino superior do país europeu acabaram de assinar um acordo interinstitucional com o órgão responsável pelo ingresso ao nível superior no Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

A notícia é muito boa já que com essas novas parcerias, nos últimos cinco anos (desde o primeiro acordo firmado com o Ministério da Educação), são 41 instituições conveniadas no total. São ótimas oportunidades para quem pensa em ter uma boa educação fora do país. 

Das novas universidades de Portugal com convênio no Brasil através do Enem, três possuem sede na capital do país: a Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e Instituto Politécnico da Lusofonia (Ipluso). Na cidade de Oliveira de Azeméis também está a nova credenciada, a Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha. As mais populares ainda são as duas primeiras a assinar acordo: Universidade de Coimbra e do Algarve. 

Como usar o Enem para estudar em Portugal

E afinal, como usar o Enem para estudar em uma universidade de Portugal? Todos os interessados devem se candidatar e participar do Exame Nacional do Ensino Médio e ter conseguido uma boa nota – assim como deve ter terminado esse nível. 

A escala de avaliação em Portugal é de 0-200 (diferente do Brasil que adota de 0 a 1000). Detalhes sobre o calendário de matrícula, taxas de inscrição, mensalidades ou anuidades devem ser vistos sempre diretamente nos sites das instituições de interesse. 

Fique atento para os convênios com Portugal para verificar se existem bolsas ou auxílios para alunos do exterior. 

 

Leia Também