O Enem acontece em MENOS de dois meses; veja como ESTUDAR de forma EFICAZ na reta final
A prova do Enem será feita no mês de novembro e agora os estudantes tem um curto período de tempo para se preparar para o exame. Algumas dicas de estudo podem ajudar nessa reta final.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se caracteriza enquanto uma prova de admissão à educação superior que é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que se caracteriza enquanto uma autarquia que atua em conjunto com o Ministério da Educação do Brasil.
O Enem foi criado em 1998 e a princípio tinha o intuito de avaliar a qualidade do ensino médio no país. Dessa forma, a prova só passaria a servir como forma de acesso ao ensino superior nas unidades públicas brasileiras em 2004, ano no qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)sancionou a lei referente ao Programa Universidade para Todos (ProUni).
Neste ano, a prova do Enem está prevista para acontecer em menos de dois meses e os estudantes têm pouco tempo para se preparar para o exame. Portanto, confira a seguir algumas dicas para conseguir estudar de forma eficiente na reta final antes da prova!

Como vai funcionar a aplicação do Enem 2023
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano estão previstas para serem aplicadas daqui dois meses, mais especificamente no dia 5 de novembro. Já a segunda parte do dia prova acontece uma semana depois, no dia 12. A prova deste ano terá início às 13h30 e termina 19h no primeiro dia. No segundo dia, por outro lado, a duração do exame será de 13h30 às 18h30.
A expectativa é que cerca de 3 milhões de pessoas participem da prova. Vale ressaltar ainda que as provas do Enem são formadas por uma redação e mais 180 questões objetivas que são subdivididas nas áreas de Ciências Humanas, Matemáticas, Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos.
Confira também: NÃO PERCA a chance de estudar GRATUITAMENTE para o Enem 2023 – saiba como se inscrever no cursinho e GARANTIR a SUA VAGA
Dicas para estudar na reta final do Enem 2023
1. Conheça as provas
As provas do Enem contam com as suas próprias características e funcionam de forma diferente dos demais vestibulares. Dessa forma, a recomendação é para que os alunos vejam e entendam como funciona o estilo de prova e também as suas questões.
2. Treine a redação
A redação é a única prova discursiva aplicada pelo Enem e também vale metade da sua nota. Diante disso, é de extrema importância conhecer a prova de redação e ler as redações dos estudantes que tiraram nota 1.000, além de verificar os temas que já caíram no exame em outros anos.
3. Faça revisões
Neste época do ano, diversos alunos do terceiro ano do Ensino Médio já tiveram contato com quase toda matéria que é abordada na prova do Enem e aqueles que já terminaram a escola também já viram o conteúdo, seja em cursinhos ou estudando sozinhos para a prova. Diante disso, nesta altura do campeonato a recomendação é criar maneiras de revisar o material, seja por meio de anotações em cadernos, mapas mensais e flashcards.
Saiba mais: ENEM 2023: saiba quais foram os assuntos mais ABORDADOS nas provas dos últimos anos