Enem em um dia? Prova só em 2021? Entenda as Mudanças!



Enem em um dia? Prova só em 2021? Confira tudo o que foi divulgado pelo Inep e MEC sobre a principal prova do país!

A novela do Exame Nacional do Ensino Médio segue sem um futuro definido. Depois de muitas pessoas pedirem a mudanças das datas do exame, o Ministério da Educação (MEC) acatou o pedido. Mas agora que a prova do Enem 2020 foi adiada ainda seguem muitas dúvidas. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização das provas, está trabalhando para fazer isso da melhor forma possível. E algumas mudanças ainda podem acontecer neste ano. 

A seguir vamos falar um pouco sobre as últimas informações divulgadas sobre a prova. Fique ligado e saiba quais poderão ser os próximos passos da equipe de educação do Governo Federal. Confira!

Enem em um dia? Prova só em 2021?
Imagem: Divulgação

Enem 2020 em um dia

É verdade que o Enem 2020 vai ter prova em um dia? Essa é uma possibilidade de acordo com matéria do Estadão. Em matéria divulgada no site na tarde de quinta-feira (21), foi lançada a informação de que técnicos do Inep estão estudando uma forma de reduzir o conteúdo da prova. 

Enem Digital 2020 ou Impresso: Qual escolher?

A intenção é justamente adaptar o Exame Nacional por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo a apuração do próprio Estadão, a ideia era fazer o Enem 2020 em apenas um dia. Isso seria uma grande mudança para todos os estudantes. 

Acontece que no formato atual, a prova acontece em dois domingos sequenciais: ou seja, em dois dias. Hoje em dia são 180 questões e uma redação: a intenção do Inep seria justamente diminuir o número de perguntas. 

Enem pode acontecer em um dia?

E o Enem pode acontecer em um dia? De acordo com os técnicos ouvidos pela matéria do jornal Estadão, os estudos sendo feitos no momento são para calcular quantas questões podem sair da prova para que aconteça tudo em uma única aplicação. 

A ideia do Enem em um dia em 2020 que a prova não seja tão longa como é habitualmente. Ainda assim a intenção é manter a precisão do modelo de correção de Teoria de Resposta ao Item (TRI) usado no exame.  

Mas essa ainda é uma possibilidade que está sendo estudada. Além dela, outras mudanças foram divulgadas nessa última semana. 

Prova do Enem em 2021?

É possível que a prova do Enem fique para o ano que vem? O atual Ministro da Educação, Abraham Weintraub, sempre se posicionou de forma assertiva sobre a vontade de fazer o exame ainda neste ano. 

Ainda assim o adiamento da prova de 30 a 60 dias, como aponta o novo cronograma (no fim do texto), pode indicar que a prova do Enem vai ser em 2021. Isso porque a data das provas inicialmente são para os dias 1º e 8 de novembro (prova impressa) e 22 e 29 de novembro (Enem Digital). 

Por fim, fazendo as contas, se a prorrogação for mesmo de 60 dias, o exame aconteceria apenas no mês de janeiro de 2021. Portanto é importante agora acompanhar e ficar atento para o Ministério da Educação que deve lançar uma enquete do Enem para escolher a melhor data

Inscrições Enem 2020 são prorrogadas

Outra informação de última hora é que as inscrições do Enem 2020 foram prorrogadas! O Ministério da Educação afirmou que o prazo que terminava às 23h59 do dia 22 de maio foi prorrogado até às 23h59 da quarta-feira (dia 27 de maio). A taxa de participação poderá ser paga até o dia 28 do mesmo mês, de acordo com edital prévio.

As provas do Enem 2020 foram adiadas e por isso a inscrição do Enem 2020 também foi prorrogada. A ideia é que maior número de jovens da rede pública de ensino que optaram por não fazer a prova anteriormente, agora se inscrevam. De acordo com o Inep, a inscrição deve terminar ainda neste mês para que os procedimentos preparatórios sejam cumpridos normalmente.

Por fim, a nova data para inscrição no Enem 2020 ficou, então, o dia 27 de maio.

Entenda as mudanças no novo cronograma do Enem: https://pronatec.pro.br/novo-cronograma-enem-2020/

 

Leia Também