Enem dos Concursos: novo tipo de seleção para Órgãos Federais

Descubra as cidades escolhidas para aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado!

Muita gente está ficando curiosa só de ouvir falar do tal “Enem dos Concursos”. Esse é o nome desse novo tipo de seleção unificada que pode fazer toda a diferença na vida de milhares de brasileiros que podem mudar seu rumo profissional.

Confira, portanto, todos os detalhes e saiba exatamente quais são as cidades que contarão com aplicação desses exames. Entenda também quais são os tipos de provas que as pessoas poderão fazer para conseguir alcançar uma tão sonhada vaga em um processo seletivo desse tipo. Anote quantos concursos diferentes acontecerão em um único “evento” para os brasileiros.

Enem concursos
Confira exatamente como deve funcionar a prova do “Enem dos concursos” (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

O que é o Enem dos Concursos

Antes de mais nada, você sabia que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou uma nova era para os concursos públicos no Brasil?

Isso vai acontecer a partir da implementação do Concurso Nacional Unificado, que está sendo chamado carinhosamente de “Enem dos concursos”. Essa seleção pioneira oferece 6.640 vagas em 21 órgãos federais.

O grande destaque é que ela vai acontecer de forma simultânea em 180 municípios. Isso marca um avanço significativo na forma como o governo recruta novos profissionais.

O MGI já confirmou e selecionou as cidades para realização das provas. Primeiramente, a definição aconteceu com base em critérios como densidade populacional e acessibilidade. A saber, o objetivo é proporcionar igualdade de oportunidades para candidatos de diversas regiões.

Essa estratégia promete uma abordagem mais inclusiva, bem como eficaz, abrindo as portas para mais candidatos a oportunidades em órgãos federais.

Veja também: Prefeitura abre vagas em todos os níveis de escolaridade: concurso garante salários de até R$ 9,5 MIL

Como vai funcionar o Enem dos Concursos

A prova terá duas partes no mesmo dia.

A saber, a primeira parte incluirá questões objetivas comuns a todos os candidatos; a segunda terá questões específicas, bem como dissertativas.

Outros critérios, como experiência profissional e titulação acadêmica podem influenciar na pontuação final para determinadas carreiras.

A expectativa é que as provas aconteçam até março de 2024. O cronograma prevê a divulgação dos resultados gerais da primeira fase prevista para o final de maio. Este formato representa um avanço no processo seletivo, oferecendo uma avaliação mais completa e justa dos candidatos.

Onde vai acontecer o Enem dos Concursos?

Por fim, o Concurso Nacional Unificado alcançará uma vasta gama de regiões brasileiras.

Na Região Norte são 39 municípios – incluindo dois no Acre e nove no Amazonas. No Nordeste serão 54 cidades – com destaque para Bahia e Maranhão. O Centro-Oeste contará com 20 locais; o Sudeste e o Sul terão, respectivamente, 44 e 23 municípios.

Todas as cidades escolhidas possuem pelo menos 100 mil habitantes. A ideia é alcançar o maior número possível de pessoas.

Quem ainda está em dúvida para saber se haverá aplicação de prova perto de casa pode ficar tranquilo. Finalmente, o g1 organizou um mapa completo com todas as cidades que vão contar com aplicação do exame.

Os interessados só precisam acessar o site, descer a página oficial e conferir os municípios marcados no mapa. Uma lista também está logo abaixo na tabela. Veja os detalhes:

https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/concursos/noticia/2023/12/01/enem-dos-concursos-veja-lista-das-cidades-de-aplicacao-de-provas.ghtml

Veja também: Concurso Nacional Unificado acontece EM BREVE; veja dicas conheça a banca