Enem Digital é melhor que Enem em papel? Tire todos suas dúvidas sobre o novo modelo do exame!

Enem Digital é melhor que Enem em papel? Confira como vai funcionar o exame nos próximos anos!

Muitas pessoas estão falando sobre o novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio que o Ministério da Educação deverá fazer a partir de 2020! Saiba o que os especialistas pensam sobre isso!

Enem Digital é melhor que Enem em papel – Milhares de pessoas em todos os cantos do país estão se preparando para conseguir uma vaga dentro de uma universidade pública em um curso dos seus sonhos. 

A principal porta de entrada para isso ainda é o Exame do Ensino Médio (Enem), usado por centenas de instituições de ensino de todo o país para ingressar em uma vaga dentro do ensino superior. 

Sabendo que podem surgir novas mudanças nos próximos anos, trouxemos mais detalhes sobre o formato da prova. Saiba mais sobre a discussão entre especialistas e fique atento se você vai fazer o exame nos próximos anos. Confira!

Enem Digital é melhor que Enem em papel
Foto: Divulgação

Enem Digital 2020

Você ouviu falar sobre o Enem Digital 2020? Essa é uma discussão que está em aberto depois de um anúncio oficial feito pelo Governo Federal no último dia 03 de julho. São novidades que poderão mudar a maior prova do país. 

Uma versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio deverá ser testado em breve. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do exame, haverá um piloto em 2020 para um total de 50 mil estudantes – ou seja, 1% do total previsto de candidatos. 

A ideia do Inep é que o número de candidatos fazendo esse tipo de prova seja escalonado. Ou seja, o número vai aumentando gradualmente até que a prova do Enem seja totalmente digital – com previsão para que isso aconteça em 2026. 

Outros dados importantes sobre esse Novo Enem 2020:

  • De acordo com o MEC, a prova contará com duas aplicações por ano além da aplicação digital; 
  • A aplicação da prova acontecerá em 15 capitais do país; 
  • A prova do Enem digital não é obrigatória em 2020; ou seja, quem quiser poderá optar por essa modalidade no ato da inscrição; 
  • O valor da inscrição será o mesmo; 
  • Até mesmo a prova de redação do Enem vai ser digital, assim como as questões objetivas. 

Enem Digital é melhor?

Mas e será que o Enem Digital é melhor? Essa é uma discussão que está em pauta também por parte de especialistas da educação que acompanham o Exame Nacional há anos, assim como professores de cursinho que dão aulas voltadas para a prova.

Alguns pontos podem ser considerados separadamente para que você entenda e pense se você acha melhor esse tipo de prova. Confira a seguir alguns pontos para discussão sobre o Enem Online:

  • Segurança: muitas pessoas estão pensando se a prova do Enem ficará mais segura dessa forma já que a prova física acabava passando pela mão de um maior número de pessoas; ainda assim, um sistema digital exigiria uma boa proteção contra hackers, portanto, são dois pontos para serem analisados;
  • Metodologia: esse ponto não deve mudar; a forma de correção do Enem Digital deve seguir a mesma através da Teoria de Resposta ao Item (TRI); 
  • Igualdade de oportunidades: esse é o ponto mais preocupante; muitas pessoas já estão se perguntando se o Enem vai aumentar a desigualdade porque milhares de brasileiros vão querer fazer a prova e talvez ainda não tenham internet de qualidade ou até mesmo um computador em casa. Isso pode ser um fator preocupante e que pode fazer com que os mais pobres não consigam participar do exame. 

 

Leia Também