Enem Digital 2020 – MEC quer aumentar para 100 mil o número de vagas!



Confira mais informações sobre o piloto da prova digital do Enem que deve acontecer neste ano!

As novas tecnologias estão chegando com tudo e a área da educação também está se atualizando. É por isso que o Ministério da Educação (MEC) está com o projeto para fazer teste do Enem Digital 2020.

O Exame Nacional do Ensino Médio segue sendo a principal forma de alcançar novas vagas dentro de universidades públicas de todo o país. Por isso a procura é grande e muitas pessoas estão curiosas sobre como irá funcionar a prova online.

A seguir vamos trazer mais informações para quem está pensando em participar dessa modalidade. Saiba quais são as novidades divulgadas recentemente pelo MEC que podem fazer diferença na sua vida profissional.

Enem Digital 2020
Foto: Divulgação

Prova do Enem Digital 2020

Você ouviu falar sobre a prova do Enem Digital em 2020? Essa é uma das principais novidades do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para esse ano.

De acordo com o atual ministro da Educação, a ideia é que chegue a 100 mil o número de vagas para o Enem Digital. Esse será um projeto piloto (teste) do exame feito através de uma plataforma online, pela internet.

A proposta inicial era que o piloto acontecesse com um total de 50 mil vagas abertas. A prova nesse formato deverá acontecer inicialmente em 15 capitais de todo o país. A intenção é oferecer essas oportunidades sem obrigatoriedade inicialmente, de forma voluntária. Depois disso, se tudo acontecer da melhor forma, a prova digital deverá se espalhar por todo o país.

Como Funciona o Enem Digital

Mas afinal, como vai ser o Enem Digital? Para o atual governo essa será uma forma de trazer novas tecnologias para a área da educação. Esse formato também deverá ser inovador em outros sentidos.

A prova do Enem online poderá contar com novos tipos de recursos. Os candidatos poderão responder à questões com vídeos, infográficos e até mesmo usando lógicas de games. Essa será uma forma diferenciada de seleção.

Para que o exame aconteça dessa forma, porém, é necessário que haja uma estruturação maior das escolas públicas brasileiras. Especificamente é necessário que os laboratórios de informática estejam prontos para receber os estudantes que querem fazer o exame.

De acordo com o ministro da Educação, a ideia é levar informática para todas as escolas do Brasil. Ao longo do tempo, com computadores nas unidades escolares, todos estarão prontos para o Enem Digital. Com o tempo, a intenção é fazer a prova 100% online.

 

Leia Também