Enem Digital 2020 – Como vai funcionar e como se inscrever

Confira todas as informações que foram divulgadas sobre a aplicação da prova do Enem Digital em 2020!

Primeiramente, você sabia que haverá uma aplicação do Enem Digital em 2020? Essa será uma nova forma de aplicar a principal prova do país e o Ministério da Educação (MEC) deverá fazer o teste já no próximo ano. 

O Exame Nacional do Ensino Médio continua sendo a principal porta de entrada para a universidade no país. Faculdades de todas as regiões ainda usam as notas do Enem como uma forma de acesso ao ensino superior. 

Resumidamente, vamos trazer as principais informações sobre como irá funcionar essas versão da prova. Confira e saiba como participar dessa que é a principal prova de acesso às universidades do país.

Enem Digital 2020 - Como vai funcionar e como se inscrever

Como vai ser o Enem Digital 2020

Muitas pessoas já estão se perguntando sobre como vai ser o Enem Digital 2020. O Ministério da Educação (MEC) já começou a falar sobre essa aplicação das provas mesmo sem ter finalizado ainda o processo de 2019. 

Antes de mais nada é importante lembrar que essa é uma das maiores novidades em relação ao Enem em muito tempo. A proposta da uma prova do Enem Digital surgiu para que os alunos façam o exame diretamente pelo computador. 

A intenção do MEC é justamente implementar de forma progressiva essa novidade. Em 2026, o objetivo é que a prova seja totalmente online e com quatro diferentes aplicações durante todo o ano. 

A fase piloto deverá acontecer já em 2020! Isso quer dizer que o Enem Digital é obrigatório? Não! Os estudantes poderão escolher no momento da inscrição se querem a aplicação digital ou tradicional neste primeiro momento.

De acordo com o MEC, aproximadamente 50 mil alunos poderão fazer as provas digitais. Neste primeiro momento o exame acontecerá em 15 capitais diferentes. Mas então onde vai estar disponível o Enem Digital? Confira a lista:

  • Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 

Inscrição Enem Digital 2020

Finalmente, muitas dúvidas estão surgindo sobre a Inscrição do Enem Digital 2020. Quanto vai ser a inscrição? Será necessário pagar uma taxa? Muitas questões ainda estão sem resposta por parte do MEC. 

O que se sabe, porém, é que as inscrições Enem 2020 acontecem em maio do próximo ano. O valor ainda não foi divulgado, mas a taxa de isenção de inscrição acontecerá como todos os anos. Os pedidos devem começar em abril. 

O que foi divulgado também são algumas datas do Enem 2020. Confira:

  • Pedidos de isenção da taxa: abril (data provável) 
  • Inscrições do Enem: maio (data provável) 
  • Datas das provas digitais do Enem: 11 e 18 de outubro de 2020 
  • Provas tradicionais: 1º e 8 de novembro de 2020 
  • Resultado: janeiro de 2021.

 

Leia Também