Enem dos Concursos: entenda os BENEFÍCIOS e DESAFIOS do NOVO modelo e prepare-se para o que está por vir

Venha conferir a nova modalidade para os concursos públicos brasileiros. Saiba quais vantagens e desvantagens pode trazer a você, concurseiro.

Uma nova ideia surgiu no mundo dos concursos. A ideia trata-se de um sistema de provas parecido com o do Enem. Esse novo sistema trouxe uma série de vantagens e desvantagens para os concurseiros de plantão. Hoje você verá do que se trata!

Se você for um estudante do mundo dos concursos ou está afim de começar essa jornada, fique atento a essa novidade, pode ser que você goste da ideia ou não, mesmo assim, está por dentro das atualizações é muito importante para preparar-se adequadamente.

Confira abaixo a série de vantagens e desvantagens quanto também mais explicações sobre a decisão que está sendo tomada segundo os profissionais da informação especializados em concursos públicos.

Enem dos Concursos: entenda os BENEFÍCIOS e DESAFIOS do NOVO modelo e prepare-se para o que está por vir
O novo modelo dos concursos Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Modelo Enem para os concursos públicos

Mais uma novidade para os concurseiros! Agora, inspirado no exame do Enem, foi criado o programa concurso nacional unificado, com o intuito, como o próprio nome já diz, de unificar os concursos públicos do Brasil.

O que acontecerá é que várias provas seletivas acontecerão em um dia só. Isso quer dizer que em um único dia o candidato inscrito verá distribuído os blocos temáticos e haverão os concursos dentro de cada bloco. Este deverá escolher em qual irá participar para realizar a prova naquele dia.

Alguns órgãos já confirmaram a participação, enquanto outros não se dispuseram.

Uma discussão acontece em torno do assunto… Será que isso é realmente vantajoso para os concurseiros? É isso que você vai ver no ponto a seguir. Confira.

Veja também: 3 CONCURSOS muito esperados abrem HOJE: faça sua inscrição

Vantagens e desvantagens nessa ideia

Se ainda não ficou claro o novo modelo, atenção. Existe uma série de benefícios e desafios. Todas as provas acontecerão em um único dia, como já foi dito. Então se por qualquer motivo ou por imprevisto você não puder fazer a prova, você não perderá apenas uma oportunidade, mas VÁRIAS. Isso é um ponto negativo se for pensar de forma prudente. Porém, muitas pessoas ainda consideram uma boa ideia devido a LOGÍSTICA, sendo as provas realizadas em tantos lugares e não apenas em um. No entanto, quando antes você podia realizar mais provas, agora as suas chances são diminuídas, pois todas ocorrerão no mesmo dia e você deverá escolher participar de apenas uma.

Pois é, realmente é difícil decidir se esse modelo foi mais ou menos vantajoso para os estudantes, porém, a indicação que pode ser feita é de que estes continuem os seus estudos e garanta se dar bem na prova que escolher.

Para mais informações fique atento as notícias que vão sendo lançadas em matérias. No universo dos estudantes e concurseiros, manter-se sempre informado é de fundamental importância, tanto para não deixar passar nenhum detalhe importante sobre as provas, quanto para manter-se ciente do que pode ser cobrado em questão do conteúdo e até para a realização de prova escrita como bagagem de conhecimento.

Cada opinião sobre o novo modelo deve ser considerada. Cada a você decidir se na sua realidade ele poderá ou não beneficiar você.

Veja também: Brasileiros ensinam TRUQUES para alcançar nota 1.000 na redação do Enem