Reta final do Enem chegando: o que PODE ou NÃO levar no dia da prova? As regras mudaram?

Confira as informações e dicas necessárias para a prova do ENEM que poderão fazer total diferença nos seus resultados.

A prova do ENEM é o momento mais esperado (e difícil) dos dedicados estudantes do país que esforçaram-se e esperaram o ano inteiro para os grandes dias.

Estudar, é lógico, é a parte mais importante do processo, porém, um bom planejamento também pode fazer total diferença na hora das provas. Se você estudou o ano todo, mas nos dias da realização você estava desconfortável, cansado, não dormiu direito ou se planejou mal, provavelmente todo o estudo não terá valido tanto a pena na hora dos resultados, então cada etapa tem a sua importância, tome bastante cuidado em cada uma delas e garanta uma boa pontuação.

A seguir, avalie o que fazer e o que não fazer na hora das provas e esteja atento para que tudo saia bem evitando os imprevistos.

Reta final do Enem chegando: o que PODE ou NÃO levar no dia da prova? As regras mudaram?
Conselhos para o ENEM Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que fazer para se sair bem nas provas

Como já foi dito, para garantir uma boa pontuação e entrar no curso desejado é preciso mais do que estudar, é preciso também se planejar. Confira melhor algumas dicas do que fazer nos grandes dias.

  • Evite atrasos e imprevistos: a prova começa as 13h30min, os portões se abrem ao meio dia e fecham as 13h, por isso, chegue com antecedência e evite o trânsito e o engarrafamento, saia mais cedo;
  • Documentos a serem levados: leve os documentos de identificação originais como RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte. Caso tenha perdido ou tenha sido roubado, apresente a solicitação da segunda via ou o Boletim de Ocorrência com o prazo máximo de 90 dias. Você também pode apresentar os documentos digitais desde que seja diretamente dos aplicativos oficiais;
  • Materiais: caneta esferográfica transparente de cor preta, apenas. Leve mais de uma caso alguma apresente problema na hora;
  • Roupas: vá com uma roupa confortável, será melhor para você. O uso de bonés, gorros, tiaras, óculos escuros e relógios, são proibidos;
  • Água e comida: leve alimentos leves e garrafa de água transparente sem rótulos.

Por fim, faça um checklist final e confira tudo.

Veja também: Redação do ENEM: o que você JAMAIS deve fazer no Exame

Atenção! Não faça isso

É totalmente contra indicado não se alimentar direito para ir fazer a prova, sair atrasado, rasurar o cartão de respostas e não treinar BASTANTE antes.

Isso mesmo. Faça muitos treinos de simulados e redação. Quanto mais você treinar, mais preparado e adaptado você estará na hora da prova.

Estude o que você tem mais dificuldade, não perca muito tempo em uma questão, tente ser rápido.

Lembre-se: a redação é uma etapa muito importante da prova, por isso, é indicado, mais ou menos 1h e poucos minutos para a sua produção. Quanto mais você treinar, mais rápido e adaptado você estará para cumprir bem o horário.

Assista muito jornal e leia bastante os sites de notícias. Informações e atualidades também podem te ajudar bastante tanto na resolução de questões quanto na prova escrita.

Não subestime o descanso. Descanse bem e desopile alguns dias antes e garanta foco total na hora das provas.

Veja também: Temas que podem CAIR na prova do Enem 2023