ENEM será cancelado após vazamento da prova? Confira decisão!
ENEM tem prova vazada no 1º dia e participantes temem o cancelamento do Exame; ministro se pronuncia sobre o acontecimento. Confira!
Mesmo com todo o sigilo e cuidado do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve uma foto vazada este domingo, 05. A data, inclusive, marcou a realização da Prova 1 desta edição do certame. A dúvida que fica, diante disso, é: afinal, esse vazamento será suficiente para que o órgão público cancele a validade do exame? Vejamos a seguir.

ENEM 2023 cancelado após vazamento?
De acordo com o Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação, o vazamento ocorreu após 13h30, horário do início do 1º dia de provas do Enem. Significa, portanto, que o suposto vazamento ocorreu muito antes do horário em que os candidatos são liberados a sair com o espelho das provas, que seria às 18h30 (horário de Brasília).
Após o ocorrido, o Inep solicitou a intervenção da Polícia Federal a fim de investigar a suspeita de vazamento da prova do ENEM 2023. Nesta segunda-feira, 6, ministro da Educação, Camilo Santana, descartou a hipótese de cancelar o Enem após a divulgação de imagens da prova. “De forma alguma”, respondeu o ministro, ao ser questionado sobre o assunto.
Na página vazada, é possível identificar as orientações para a redação, que, nesta edição, abordou o seguinte tema: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A imagem exibe quatro textos motivacionais utilizados como base para a dissertação dos candidatos.
Veja também: Enem 2023: confira todas as polêmicas do 1º dia de prova
Itens proibidos no dia do exame
A saber, para a realização do ENEM 2023, não é permitido aos estudantes levarem uma série de itens para os locais de prova. Podemos destacar, por exemplo:
- Smartphones ligados;
- Smartwatches e relógios;
- Tablets;
- Calculadoras;
- Pen Drives;
- Gravadores.
- Chaves com alarme;
- Fones de ouvido;
- Qualquer eletrônico que possa transmitir ou receber dados.
Caso esteja em porte de eletrônicos, o participante deverá desligá-los e guardar dentro do envelope entregue pela fiscalização do exame. Além disso, também são proibidos materiais como:
- Lápis;
- Canetas de material não translúcido;
- Borrachas;
- Lapiseiras;
- Réguas;
- Corretivos;
- Agendas;
- Cadernos; e
- Livros.
E o 2º dia do ENEM?
Se você fez o ENEM 2023 no domingo (5) e acha que não foi bem nessa primeira etapa, não se desanime. Muito pelo contrário, mantenha o foco. Isso porque, no próximo domingo, 12, é a vez das provas de matemática e ciências da natureza.
De acordo com educadoras ouvidas pelo portal G1, o melhor é manter a calma, até porque não tem como saber o resultado da prova apenas pela quantidade de respostas certas. Isso se deve ao modelo de correção utilizado no Enem.
Além disso, outra dica importante antes da última etapa é tirar um tempo para relaxar. Sendo assim, descanse e faça algo prazeroso para driblar a ansiedade. Por fim, algumas das orientações das especialistas incluem:
- Se afastar das redes sociais;
- Evitar comentários de outros candidatos sobre o 1º dia de prova;
- Fugir de qualquer tipo de conflito;
- Ficar com pessoas que o deixem feliz e confortável;
- Fazer atividades físicas leves;
- Comer alimentos da sua dieta habitual; e
- Acessar conteúdos diferentes dos aferidos no exame.
Siga estas dicas, elas certamente o ajudarão a concentrar mais e ter um desempenho melhor no 2º dia do exame.
Veja também: O que eu preciso levar para o Enem? Lista reúne itens obrigatórios