Enem 2024 vai ser online? O que se sabe sobre a prova do ano que vem!

Confira o que se sabe sobre a prova do Enem para o próximo ano: saiba como vai ser a aplicação do exame!

A principal prova do Brasil para quem quer entrar em uma universidade pública foi considerada um sucesso nos últimos dois fins de semana. Algumas cidades contaram com recordes de público participante e muita gente voltou a fazer as provas. 

Contudo, muita gente que está acabando os estudos já está ansiosa para saber exatamente os detalhes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ano que vem. Afinal de contas, como será a prova que vai acontecer em 2023? É verdade que vai ser online? Confira todos os detalhes e saiba exatamente o que esperar da próxima aplicação oficial.

Prova Enem 2024
Confira como deve ser a prova do Enem em 2024 e saiba o que esperar da aplicação das provas (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Prova do Enem em 2024 vai ter novo formato?

Antes de mais nada, é importante fazer um breve histórico sobre o que está acontecendo com a prova nos últimos anos. 

Recentemente estavam previstas mudanças importantes na aplicação da prova em todo o Brasil. Uma das recentes edições, inclusive, contou com a possibilidade de fazer o Enem Digital (em 2022). 

O projeto criado no governo anterior previa que daqui a alguns anos todas as aplicações da prova fossem apenas à distância. 

Mas isso não quer dizer que a prova do Enem em 2024 vai ter um novo formato. Visto o sucesso que foi a aplicação tradicional neste ano, com poucos problemas estruturais e de logística, é possível que o exame não mude agora. 

Veja também: Bolsa Formação de R$ 900: confira os requisitos e como receber para estudar

MEC suspendeu mudanças no formato do Enem para 2024

É importante lembrar que no início do ano o Ministério da Educação (MEC) confirmou a suspensão das mudanças previstas para o Enem 2024 por 60 dias. 

Isso quer dizer que, até uma possível mudança, a prova do ano que vem vai seguir no formato atual. A informação foi divulgada pelo g1 em abril deste ano. 

De acordo com especialistas, é bastante possível que o Enem siga no formato atual ano que vem. Contudo, a suspensão da mudança na prova é temporária. 

Embora todos aguardassem mais novidades sobre essas mudanças, não houveram grandes novidades até o momento. 

Evidentemente, a preocupação do MEC estava na aplicação correta da prova em 2023. Isso deve seguir já que ainda há a reaplicação da prova em dezembro. 

O que se sabe sobre o Enem 2024?

Por fim, o ministro da Educação, Camilo Santana, chegou a afirmar que a ideia de suspender as discussões sobre o novo Enem em 2024 era justamente para ampliar o debate. Ou seja, a ideia é que seja um processo com mais participação popular. 

Como se sabe, esse é um assunto polêmico e muitas pessoas ainda não sabem se preferem o Enem no formato tradicional ou com as provas online. 

Por isso é necessário aguardar o ano que vem, quando possivelmente devem sair novidades sobre a prova e a aplicação em âmbito nacional. 

Ainda assim, é pouco provável que a prova passe a realmente virar uma aplicação nacional no formato online. Mudanças devem acontecer aos poucos e mais relacionadas ao currículo.

Veja também: Posso usar minha nota do ENEM para estudar em OUTRO país? Resposta vai te SURPREENDER!