Enem 2023 vai acontecer dentro de 90 dias: confira os principais temas que pode CAIR no exame

Você está se preparando para o Enem? Então veja quais atualidades podem cair na sua prova!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) é uma das melhores formas de entrar no ensino superior, seja em universidades públicas ou particulares. Por este motivo, anualmente milhares de candidatos se preparam para a prova, estudando não só as matérias principais, mas também as atualidades do mundo.

Se você está em dúvida sobre o que pode cair no exame e quer se preparar melhor para ele, acompanhe o texto a seguir para ver possíveis temas que ficarão disponíveis ainda neste ano.

Com o Enem 2023 chegando, é hora de estudar o que vai cair na prova, especialmente no campo de atualidades. Veja alguns possíveis temas!
Com o Enem 2023 chegando, é hora de estudar o que vai cair na prova, especialmente no campo de atualidades. Veja alguns possíveis temas! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Atualidades que podem estar presentes no Enem 2023

Veja abaixo quais atualidades devem cair no Enem 2023.

Posse do presidente Lula e invasão aos Três Poderes

A princípio, o ano começou com a posse do presidente Lula (PT) em seu terceiro mandato, após uma polarização intensa no país. Ao assumir o cargo, o presidente prometeu inclusão, diversidade, o retorno de programas sociais e crescimento econômico.

Ao mesmo tempo, ainda em janeiro, houve a invasão de grupos terroristas apoiadores do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), aos Três Poderes em Brasília. Durante a invasão, houve depredação de obras de arte, dentre outros atos antidemocráticos.

Chuvas em São Gonçalo e eleições na Câmara e no Senado

Em fevereiro, a cidade de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, sofreu com fortes chuvas responsáveis por deslizamentos de terra, que prejudicaram diversas pessoas.

Já no âmbito político, houve as eleições para a Câmara e o Senado, em que Arthur Lira e Rodrigo Pacheco foram reeleitos para os poderes respectivos.

Violência nas escolas e relatório da ONU em relação ao clima

Em março, uma escola de São Paulo sofreu com um triste episódio de violência, quando um aluno de 13 anos foi responsável pela morte de uma professora, deixando quatro colegas feridos.

Outro acontecimento bastante relevante no período foi o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima mundial, com destaque para aumento da temperatura global e falta de recursos para combater esse cenário.

Veja também: ENEM 2023 está chegando: confira alguns possíveis temas de REDAÇÃO que podem cair neste ano

Chegada do ChatGPT e bloqueio do Telegram

Ademais, abril foi marcado principalmente pela popularização do ChatGPT e da inteligência artificial, que iniciaram uma corrida entre empresas de tecnologia para alcançar melhores resultados na área.

Em contrapartida, o Telegram acabou sendo bloqueado após uma decisão da Justiça por descumprir uma ordem judicial, levantando questões sobre a necessidade de cooperação das empresas de tecnologia.

Coroação do Rei Charles III e racismo no futebol

Além disso, em maio houve a coroação do Rei Charles III após a morte da Rainha Elizabeth II no Reino Unido, um evento histórico para a monarquia britânica.

Já na área dos esportes, mais um episódio de racismo marcou os torcedores, quando o jogador de futebol Vinícius Jr. foi alvo de xingamentos racistas.

Redução de preço dos carros populares e Censo 2022

Por fim, em junho o Governo Federal anunciou uma iniciativa inédita que baixava o preço de carros populares no país, cujo objetivo era movimentar o setor automotivo. Ainda, houve a divulgação do Censo 2022, que revelou dados demográficos interessantes para o país.

Veja também: MEC dá recado importantíssimo para quem vai fazer o Enem em 2023