Enem 2023: veja como se dar BEM em QUALQUER tema de redação que aparecer!

Confira as dicas que te farão alcançar maior pontuação na prova escrita do ENEM, bem com possíveis temas nesse ano.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o grande aliado dos estudantes que querem cursar o ensino superior dentro dos cursos e instituições de sua preferência. Apesar de ser esse aliado também é visto como o “vilão” do ensino médio visto a dificuldade e a necessidade de estudo intenso e exaustivo para conseguir uma boa pontuação.

Uma das fases mais importantes do exame é a redação, a prova escrita do Enem, que avalia a capacidade do estudante em criticar, defender o seu ponto de vista e ainda avaliar o domínio deste sobre a língua portuguesa e a sua gramática. Esta é uma fase fundamental na hora da preparação que não pode nem deve ser subestimada. É preciso estar preparando diante de qualquer tema e a seguir você verá como pode se dá este preparo. Confira.

Enem 2023: veja como se dar BEM em QUALQUER tema de redação que aparecer!
Dicas para a hora da redação no Enem Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Siga estas dicas e se dê bem!

Como foi dito, a redação do ENEM avalia diversos pontos do concorrente como a sua desenvoltura nas críticas sociais e os seus conhecimentos atuais, a sua compreensão na língua portuguesa e utilização correta, etc.

A seguir uma lista de dicas cuidadosas que se forem seguidas adequadamente, poderão proporcionar uma boa experiência no seu ENEM.

  • Treine bastante: isso mesmo. O modelo de redação exigida é único. Se você dominá-lo poderá se dar bem escrevendo qualquer tema, então pratique muito. Determine o tempo correto de término, estude a estrutura determinada e treine incansavelmente;
  • Acumule uma boa bagagem cultural: leia bons livros, assista bons filmes, estude história… Isso será bastante útil na hora de compor informações no seu texto;
  • Esteja por dentro dos temas atuais: quanto mais você souber das últimas notícias, mais preparado estará para escrever sobre elas;
  • Descanse bem no dia anterior e evite atrasos: ir fazer uma prova cansado, desconfortável ou depois de um atraso pode atrapalhar bastante no bom andamento;
  • Use roupas leves no dia: o conforto é primordial para fazer uma boa prova, portanto, invista em roupas leves e confortáveis.

Lembre-se. Fazer uma boa prova não depende só do estudo, mas de toda uma preparação, planejamento e organização antes. Portanto, prepare-se adequadamente, evite os imprevistos, mas não desespere-se caso aconteçam. Mantenha pensamentos leves e positivos. É importante não carregar sentimentos de ansiedade e estresse para a prova.

Veja também: Nota MÍNIMA do Enem: qual é, como funciona e como saber se você passou

Possíveis temas para a redação

O ano atual vem sugerindo alguns temas possíveis para a redação de 2023. Confira alguns:

  • Um tema possível pode ser na área da tecnologia devido ao uso e avanço da Inteligência Artificial;
  • Temas sobre a proteção na infância por causa do índice de aumento nos casos de violência às crianças;
  • Questões ambientais, devido as mudanças climáticas, as ondas de calor que 2023 trouxe e ainda os casos de catástrofes ambientes que ocorreram no sul do país.

Abra o seu leque, mas esteja atento principalmente a essas possibilidades.

Veja também: Reta final do Enem chegando: o que PODE ou NÃO levar no dia da prova? As regras mudaram?