Vai fazer o ENEM 2023? Você tem até ESTE horário para entrar na sala de exame

Estudantes brasileiros precisam se atentar ao horário máximo para entrada no Enem 2023; portanto, confira a seguir.

No próximo domingo, 05 de novembro, está programada a realização das provas do ENEM 2023. Este ano, quase 4 milhões de estudantes brasileiros participarão do exame, que se consolidou como a principal via de acesso ao ensino superior. Devido à sua importância, é fundamental saber o horário de abertura dos portões dos locais de prova. Portanto, confira nas linhas a seguir e programe-se para não virar um “atrasado do Enem”.

Atente-se aos horários de aplicação do Enem 2023. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Enem 2023: confira o horário e não se atrase para o exame deste ano

No próximo domingo, 05 de novembro, está programada a realização das provas do ENEM 2023, que contarão com a participação de mais de 3,9 milhões de estudantes. Há anos o exame vem se consolidando como a principal via de acesso ao ensino superior. Por isso, é importante estar atento aos horários de aplicação das provas, programando-se para não perder um dos exames mais importantes do ano.

A saber, uma maneira de se programar é através das orientações do INEP. Afinal, em nenhuma hipótese os inscritos poderão entrar nos locais de prova após os portões serem fechados. Portanto, nas linhas a seguir, veja os horários em cada estado:

Veja também: Descubra quais documentos você PRECISA levar no dia do Enem 

1. Horário do Enem 2023 no Acre

No Acre, o fuso-horário tem 2 horas a menos em relação ao fuso de Brasília (DF). Ou seja, no estado, as provas começarão mais cedo, veja:

  • Abertura dos portões: 10h
  • Fechamento dos portões: 11h
  • Início das provas: 11h30
  • Término das provas no primeiro dia: 17h
  • Término das provas no segundo dia de Enem: 16h30

2. Horário do Enem 2023 no Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima

No Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, o fuso horário apresenta uma diferença de 1 hora a menos em relação a Brasília (DF). Portanto, as provas seguirão o seguinte cronograma:

  • Abertura dos portões: 11h
  • Fechamento dos portões: 12h
  • Início das provas: 12h30
  • Término das provas no primeiro dia: 18h
  • Término das provas no segundo dia de Enem: 17h30

3. Horário nos demais estados

Por fim, todos os demais estados seguem o horário de Brasília (DF):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no primeiro dia: 19h
  • Término das provas no segundo dia de Enem: 18h30

Atenção a alguns detalhes

A saber, o Inep recomenda (mas não obriga) que os candidatos levem o cartão de confirmação, registro em que estão dados como local de prova e idioma escolhido (inglês ou espanhol). O papel deve ficar guardado no envelope porta-objetos, fornecido pelo aplicador durante a realização do exame.

Por mais óbvio que pareça, armas não são permitidas nem no envelope. Na prática, se o candidato apresentar autorização de porte, deverá informar ao chefe da sala de aplicação da prova. Além disso, será necessário prestar o exame em um espaço à parte, separado dos demais alunos.

Por outro lado, lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braile, sorobã, lupa etc.) são permitidos. No entanto, é preciso que eles sejam vistoriados pelos fiscais.

Por fim, é obrigatório que os documentos apresentados sejam originais e contenham foto. Algumas versões digitais serão aceitas, tais como o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o RG Digital. No entanto, é essencial que o candidato exiba o aplicativo oficial correspondente ao fiscal, pois capturas de tela não serão aceitas como válidas. Além disso, é importante observar que após adentrar na sala de aula, o uso de celular permanecerá proibido.

Para mais informações, acesse a página do participante, em: enem.inep.gov.br/participante/#!/. 

Veja também: Guia prático do Enem 2023: você precisa REVISAR isso antes de fazer o Exame