ENEM 2023: esses são os PRINCIPAIS temas que podem cair no exame

O Exame Nacional do Ensino Médio costuma abordar problemas atuais da sociedade brasileira na redação. Confira quais são os possíveis temas em 2023.

Todos os brasileiros que desejam ingressar em uma universidade devem conhecer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Afinal de contas, trata-se de uma das maiores provas do país. Através dela, é possível ingressar no ensino superior de três formas. A primeira e mais procurada é por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Em seguida, existe o Prouni (Programa Universidade para Todos). E por fim, o Fies (Financiamento Estudantil). 

Para muitas pessoas, um dos grandes desafios do Enem é a redação. O candidato deve tirar uma nota alta para conseguir uma boa colocação. Então, o treino é fundamental para quem deseja ingressar na faculdade pelo exame. Todos os anos, existem especulações sobre o possível tema da redação da prova. Em 2023, não seria diferente. Continue lendo esta matéria para saber 9 tópicos que podem ser abordados no exame neste ano. 

Inscrições-para-trabalhar-no-Enem
Confira quais são os principais temas do Enem em 2023 – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, como o tema da redação do Enem é escolhido? 

Antes de mais nada, é importante explicar como o Enem escolhe o tema da redação. Conforme já mencionado, já existem especulações sobre quais assuntos podem ser abordados na prova dissertativa argumentativa. De forma geral, a banca escolhe um tema da atualidade. Na verdade, a prova aborda um problema da sociedade brasileira e deseja que o aluno apresente uma solução. 

Os redatores do Enem não corrigem a prova com base na opinião do aluno e sim com base em sua capacidade de argumentação. Ele precisa introduzir o tema, defendendo o seu ponto de vista. Em seguida, apresentar dois argumentos diferentes para defendê-lo. Por fim, é necessário defender uma possível solução para o problema proposto pela redação do Enem. Com a prática, é possível escrever nos moldes de uma redação nota mil. Dito isso, confira a lista com os principais temas que podem cair em 2023. 

  1. Impactos da pandemia do Covid-19 na educação brasileira;
  2. Violência doméstica praticada em crianças;
  3. Importância do voto para a democracia;
  4. Crescimento da economia brasileira pós Covid-19;
  5. Caminhos para a valorização do trabalho docente;
  6. Desafios da educação alimentar no contexto da contemporaneidade brasileira;
  7. Caminhos para atingir uma maior representação feminina na polícia;
  8. Turismo sustentável;
  9. Impactos da queda de vacinação infantil na saúde pública.

De fato, ainda não há como saber qual tema vai cair na redação do Enem deste ano. Ou seja, pode ser que seja algo dessa lista ou não. Mesmo assim, é importante que o candidato compreenda as principais questões da atualidade. Além da redação, tal repertório pode ajudá-lo a responder outras perguntas da prova. 

Veja também: 100 dias para o ENEM: veja dicas e saiba o que mais caiu nas provas nas últimas edições

Dicas para arrasar na redação 

Para tirar uma nota alta na redação do Enem, o aluno precisa ter conhecimento da norma culta da língua portuguesa. Além do mais, é necessário defender o seu ponto de vista no seguinte esqueleto: 

  • Introdução (um parágrafo);
  • Desenvolvimento (dois parágrafos – um para cada argumento);
  • Conclusão com a solução do problema (um parágrafo). 

Por fim, é recomendado que o aluno demonstre repertório cultural em sua redação do Enem. 

Veja também: Nota do Enem pode ser usada para concluir ensino médio? Entenda!