Enem 2023 tem datas reveladas: confira o CRONOGRAMA completo!

Milhares de brasileiros se inscrevem para realizar o Enem todos os anos; prova permite que os estudantes possam conquistar uma vaga nas universidades do país.

Hoje em dia, milhares de estudantes desejam continuar os estudos, ao entrar em uma universidade para cursar um curso superior. Neste sentido, a forma de entrada mais popular que existe é pela realização do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Vale a pena relembrar que a prova foi criada em 1998 e desde então já foi feita por milhões de cidadãos.

Isso ocorre já que os participantes podem concorrer às vagas disponíveis em universidades públicas de acordo com a nota do Enem, mas o resultado do exame também pode permitir a participação dos interessados em programas governamentais, como o Fies ou o ProUni. Veja mais a seguir.

Enem 2023 tem datas reveladas: confira o CRONOGRAMA completo!
Estudantes devem ficar por dentro do cronograma do Enem 2023 para não perderem nada / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Cronograma completo do Enem 2023

É fundamental que quem planeja prestar o Enem 2023 fique por dentro do cronograma, que já está disponível. A aplicação da prova ocorre em todos os estados e a responsabilidade pelo exame é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

É importante destacar que as inscrições para a edição de 2023 abrirão em breve, em menos de um mês. Dessa maneira, o período de inscrição vai do dia 05 de junho de 2023 até o dia 16 de junho de 2023. Todos os interessados podem se inscrever virtualmente, por meio da página do INEP, pelo endereço: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.

A inscrição será confirmada mediante o pagamento da taxa de participação, que não teve alterações, levando em consideração o preço da edição de 2022. Dessa maneira, ela seguirá sendo R$ 85. Esse pagamento deverá ser realizado entre os dias 05 de junho a dia 21 de junho de 2023. O  pagamento poderá ser feito por boleto bancário, por Pix ou por cartão de crédito.

Contudo, é possível obter a isenção em certos casos, como, por exemplo, caso o interessado faça parte de uma família que possui inscrição no Cadastro Único. Porém, deve-se ressaltar que o prazo para efetuar a solicitação da isenção já terminou, inclusive, tendo o resultado já sido divulgado na última segunda-feira, dia 08 de maio de 2023.

Veja também: UTILIDADE PÚBLICA: veja como usar sua nota do Enem para conseguir Bolsa de Estudos fora do Brasil

Solicitação de atendimento especializado

Além disso, um outro ponto que vale mencionar é que quem precisa de apoio especializado para fazer a prova deverá solicitá-lo. A previsão é de que a resposta a respeito da solicitação saia até o dia 26 de junho de 2023. Será possível que os candidatos apresentem os recursos entre os dias 26 a 30 de junho de 2023, com previsão para liberação dos resultados no dia 05 de julho do mesmo ano.

É necessário pontuar que os inscritos farão uma prova de redação do tipo dissertativo argumentativo e 180 questões de múltipla escolha, as quais se subdividem nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas. A prova do Enem 2023 ocorre em dois domingos e os estudantes devem se atentar para os horários de fechamento dos portões para não correrem risco de perder a prova.

Veja também: Ainda não declarou o IR? Veja dicas para se livrar da MALHA FINA antes que o prazo acabe