Ainda dá para fazer o Enem 2022? Saiba quem poderá contar com a reaplicação da prova

Entenda exatamente quem foi aprovado para conseguir fazer a reaplicação do Exame do Ensino Médio

Muitas pessoas estão querendo encontrar diferentes formas de mudar a vida profissional a partir do ano que vem. E o primeiro passo pode ser entrar em uma universidade e começar a fazer um curso de ensino superior dos sonhos. 

Contudo, para que isso aconteça de forma gratuita, o melhor caminho é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). E aqui, para conseguir as melhores vagas, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Confira mais detalhes sobre as oportunidades para quem perdeu a primeira aplicação da prova e agora poderá fazer o exame. 

Reaplicação Enem
Confira todos os detalhes sobre a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Ainda vai ter uma aplicação do Enem 2022?

Antes de mais nada, é importante lembrar que o Enem é uma prova anual que acontece em todas as regiões do país. 

A edição deste ano aconteceu em novembro e, como vem acontecendo nos últimos anos, se deu em dois domingos consecutivos. 

O que muitas pessoas não sabem, porém, é que ainda existem pessoas que podem fazer a prova. A saber, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sempre oferece a reaplicação das provas do Enem

Esse ano não é diferente e muitos brasileiros poderão fazer essa edição do exame. 

Veja também: SiSU, Prouni e Fies: confira o calendário dos principais programas do Ministério da Educação

Quem pode fazer a reaplicação do Enem 2022

É importante lembrar que não é possível simplesmente fazer a solicitação e refazer o exame em caso de falta simples. Isto é, quem falta ao exame e quiser refazer, precisa ter uma justificativa plausível. 

A saber, quem pode fazer a reaplicação do Enem 2022 são:

  • Candidatos que tiveram problemas logísticos; ou
  • Candidatos que tiveram doenças infectocontagiosas nos dias das provas. 

E quais são exatamente esses problemas logísticos, de acordo com o edital do Enem:

  • Desastres naturais que prejudicam a realização do exame diante do comprometimento da infraestrutura do local; falta de luz que comprometa a visibilidade da prova; falha em dispositivo eletrônico para participante que solicitou uso de leitor de tela; erro de execução de aplicação que cause prejuízo ao participante. 

Resultado da reaplicação do Enem 2022

Por fim, é importante lembrar que a edição de 2022 já teve o prazo de solicitação de reaplicação da prova. Isto é, quem não pediu a reaplicação vai ter que esperar a próxima edição do exame. 

A saber, as datas da reaplicação do Enem 2022 também estão confirmadas: dias 10 e 11 de janeiro de 2023. 

Contudo, quem fez a solicitação já pode consultar o resultado da reaplicação do Enem na própria Página do Participante do INEP. Os interessados em saber se poderão fazer a prova ou não podem fazer o seguinte:

  1. Acesse o site da Página do Participante do Enem: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
  2. Clique na opção de ‘Entrar com gov.br’; 
  3. Agora use o seu CPF e senha; 
  4. Confira todos os detalhes sobre os resultados para participar da segunda aplicação que acontece nas datas informadas anteriormente. 

Veja também: Qual a nota MÍNIMA do Enem 2022 para conseguir entrar em alguma universidade?