- Publicidade -

Enem 2022: Confira possíveis temas de redação para o Exame deste ano

Cresce a expectativa dos estudantes pela temida atividade

0

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro e os possíveis temas da redação já criam tensão entre os jovens. A saber , essa atividade tem um peso importante na composição da nota e por isso, se transforma na principal preocupação para os mais de três milhões de inscritos. De acordo com alguns especialistas, listamos algumas possibilidades de assunto e você pode conferir em nosso artigo abaixo.

- Publicidade -

enem 2022 temas redação
Veja os possíveis temas da redação do Enem 2022 – Imagem: Divulgação

1 – Bullying e cyberbullying nas escolas

Nos últimos 10 anos, com o crescimento da internet também aumentaram as agressões nas escolas. Frequentemente, o Enem é acusado de trabalhar poucos temas de educação e o problema da violência nas instituições de ensino e também nas redes sociais pode ser um dos grandes assuntos da prova deste ano.

Veja também: Programa preparatório GRATUITO para o Enem 2022: Veja como participar!

- Publicidade -

2 – Influenciadores e redes sociais sobre os jovens

Seguindo com o tema, o crescimento das redes sociais e a recente onda de influenciadores têm impactado jovens com novos hábitos de consumo na sociedade. Assim sendo, muitos comportamentos são reproduzidos e nem sempre de forma positiva.  Dessa maneira, seria um interessante tópico a ser discutido no Enem.

3 – Gravidez na adolescência

Se um país não debate a educação sexual como deveria, a desinformação prevalece entre os jovens. E além de ser importante falar sobre temas como violência sexual, Doenças Sexualmente Transmissíveis, vida sexual precoce que desenvolve outro problema: a gravidez na adolescência que afeta principalmente as classes mais pobres. O Enem pode ser a porta de entrada para uma discussão de extrema importância para os adolescentes brasileiros.

- Publicidade -

4 – Mobilidade urbana

Outro tema bastante atual, a mobilidade urbana pode ser desafiadora para muitos países em virtude de grandes centros urbanos terem dificuldades para o transporte e deslocamento de pessoas. Dessa maneira, surge uma ótima ideia de assunto para uma redação do Enem onde nossos jovens podem apontar soluções e entender como isso afeta toda uma sociedade.

5 – Automedicação

Entrando no campo da Saúde, uma redação do Enem que busque debater um hábito comum na população brasileira pode criar soluções que venham de futuros profissionais. Em recente pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), foi apontado que 77% dos brasileiros se automedicam o que pode causar danos para a saúde. Entender como alguns remédios não são controlados como deveriam, as diversas consequências dessa forma de se cuidar e o que as autoridades pensam disso pode ser um ótimo assunto entre os jovens.

- Publicidade -

6 – Sistema carcerário brasileiro

Por fim, entender como os jovens veem o sistema carcerário brasileiro é uma ótima forma de buscar soluções para o tema. O Brasil é 3º país do mundo com a maior população carcerária e um ineficiente processo de ressocialização. Com esse conteúdo, é possível também debater sobre as questões raciais, os direitos humanos dos presidiários e o contexto onde as facções criminosas são inseridas dentro das prisões.

Veja também: Não terá prova do Enem em 2022? Mudança acontece 4 meses antes das provas

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais