Enem 2021 Reabertura de Inscrições do Exame: Inscrição disponível até 17 de setembro

Atualizado Hoje!

STF decidiu reabrir as inscrições para o Enem 2021! Confira quais modalidades de inscrições já estão disponíveis neste momento! 

O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, decidiu pela reabertura das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição 2021. 

Essa é uma grande notícia para milhares de jovens e adultos que querem fazer a prova e não conseguiram inscrever-se anteriormente por conta da pandemia. Entenda como vai funcionar e o que decidido. 

Enem 2021 Reabertura de Inscrições do Exame Inscrição disponível até 17 de setembro
Enem 2021: Reabertura de Inscrições do Exame. Inscrição disponível até 17 de setembro. / Imagem: divulgação.

Reabertura Inscrição Enem 2021

No fim da última semana, o STF decidiu a favor da reabertura da inscrição do Enem 2021. O prazo para participar da próxima edição da prova terá novas datas para quem perdeu o prazo inicial. 

Essa é uma vitória para milhares de jovens e adultos que não conseguiram participar no primeiro momento. Especialistas apontam uma falta de sensibilidade do Governo Federal no período da pandemia em relação à educação. 

Muitas pessoas foram prejudicadas no primeiro prazo – que foi curto e que exigia acesso à internet para fazer a justificativa de ausência no ano passado. A reabertura das inscrições do Enem garantem um período a mais para essas pessoas que sofreram com esses curto prazo. 

Isenção Inscrição Enem 2021

Outra decisão do Supremo também interfere positivamente no número de inscritos para essa edição: a isenção na taxa de inscrição do Enem 2021 vai voltar para quem não conseguiu fazer a justificativa a tempo. 

O Ministério da Educação (MEC) havia decidido que quem queria pedir a isenção na inscrição do Enem precisaria justificar a ausência na edição de 2020 (caso os estudantes tenham faltado). 

Mas muitas pessoas faltaram às provas por motivos de doença (pelo próprio Covid-19) ou por medo da exposição ao vírus. Por isso, a volta da inscrição gratuita no Enem 2021 também foi uma decisão unânime do STF. 

Enem vai ser adiado?

Mas isso quer dizer que o Enem 2021 vai ser adiado? Não! O MEC ainda não falou nada sobre mudanças nas datas de aplicação das provas. 

O que deve acontecer é a nova abertura das inscrições do Enem 2021 por mais um período nos próximos meses – entre setembro e outubro, provavelmente. Mas isso não deve alterar as datas dos exames. 

As provas do Enem 2021 vão acontecer nos dias 21 e 28 de novembro deste ano. 

Quando vão reabrir as inscrições Enem 2021

Agora a dúvida que fica é: quando começa a reabertura das inscrições para o Enem 2021?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização da prova, ainda não confirmou uma data específica. Ao que tudo indica, isso vai acontecer em breve já que a prova está marcada para novembro. 

Para a logística do exame, a reabertura deveria acontecer ainda em setembro ou outubro, no máximo.

Inscrições Enem 2021 Abertas

Enquanto também não sabem as datas para reabertura na modalidade regular, as inscrições estão abertas para o Enem 2021 PPL. Muitas pessoas não sabem, mas existe essa prova que é aplicada para pessoas em situação de privação de liberdade ou sob medidas socioeducativas. 

As inscrições do Encceja PPL 2021 acontecem entre os dias 06 e 17 de setembro. Essa prova vai ser aplicada em todo o país, em unidades que demonstraram interesse em aplicar o exame. 

As provas do Encceja PPL 2021 vão acontecer somente no início do ano que vem: dias 11 e 12 de janeiro de 2022. 

Os responsáveis pedagógicos dos internos podem fazer a inscrição no Encceja 2021 na modalidade PPL pelo site (http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais/). 

 

Leia Também