Encceja: solicite sua certificação de maneira fácil e rápida

Se você participou do Encceja em 2022, saiba que já pode ter acesso à sua certificação de conclusão para dar os próximos passos.

Se você é um dos candidatos que realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), saiba que, se conseguiu atingir todas as exigências, já poderá ter acesso ao seu certificado de conclusão. Além de indicar que o cidadão está formado, ele ainda serve para entrar na universidade, por exemplo.

Quer saber como ter acesso ao documento e de que forma é possível entrar na universidade com ele? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o tema!

Brasileiros que realizaram a prova do Encceja em 2022 podem ter acesso à certificação de conclusão a partir de agora. Veja como baixá-la!
Brasileiros que realizaram a prova do Encceja em 2022 podem ter acesso à certificação de conclusão a partir de agora. Veja como baixá-la! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o certificado de conclusão do Encceja?

Ao realizar a prova do Encceja, o indivíduo pode ter acesso a dois tipos principais de certificação: a Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou então a Declaração Parcial de Proficiência, que declara, basicamente, que o aluno atingiu a nota mínima necessária na prova e está apto a seguir com a carreira estudantil ou finalmente encerrar esse ciclo.

A princípio, o exame ocorreu no dia 28 de agosto deste ano, contando com cerca de 547 mil candidatos em todo território nacional. Em síntese, o objetivo dessa certificação é garantir que jovens e adultos que não chegaram a concluir o ensino médio e/ou fundamental tenham acesso ao diploma para dar continuidade aos estudos ou conseguir emprego.

Dito isso, o certificado é responsabilidade das secretarias estaduais de educação, mas, dependendo do conteúdo, também pode ser emitido pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). No primeiro cenário, a emissão diz respeito aos diplomas completos, que contém todos os anos. Enquanto isso, o segundo é referente ao diploma somente de ensino médio.

Veja também: ESTAS dicas vão ajudar a aumentar a sua nota em concursos públicos

Acessando o documento

Ademais, para baixar o documento, seja ele referente ao ensino médio ou ao ensino fundamental, o interessado deve acessar o portal oficial do Encceja (https://bityli.com/vBVvfO) e informar os dados de acesso que utilizou para se cadastrar. Neste momento, será possível saber se você atingiu ou não as qualificações mínimas para poder baixar o certificado.

Para tanto, o candidato deve ter atingido um mínimo de 100 pontos em cada uma das matérias da prova, bem como um mínimo de 5 pontos na redação. Logo, entende-se que aqueles que pontuaram menos do que isso ou zeraram a redação não poderão ter acesso ao certificado integral.

Apesar disso, podem baixar o documento parcial tendo que realizar a prova novamente para passar nas disciplinas em que falhou. Nesse sentido, para baixar o documento de conclusão, o candidato deve apresentar:

  • Boletim, que fica disponível na página de acesso;
  • RG;
  • CPF.

Depois de preparar os documentos acima, incluindo as cópias dos originais, o concluinte deve procurar a instituição onde realizou a prova para poder solicitar o certificado de conclusão. Algumas delas permitem o acesso online ao papel, então é bom perguntar antes para não precisar sair de casa sem necessidade.

Por fim, vale lembrar que há um prazo fixo para ter acesso ao certificado, que normalmente varia entre 60 e 45 dias, dependendo da instituição em que ele será emitido.

Veja também: Passo a passo para PEGAR o certificado do Encceja 2022; saiba mais