ENCCEJA é PRORROGADO! ATENÇÃO para o PRAZO de INSCRIÇÃO que está ACABANDO: Veja como TERMINAR os ESTUDOS através do Exame GRATUITO

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

ENCCEJA é PRORROGADO! ATENÇÃO para o PRAZO de INSCRIÇÃO que está ACABANDO: Descubra quais são as novas datas para quem quer participar do Exame!

Ótima notícia para todo mundo que quer finalmente terminar os estudos: a prorrogação do Encceja 2021 foi confirmada. Agora todos os interessados terão mais tempo para poder fazer as inscrições no exame. 

Essa informação foi divulgada pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão responsável pela prova também garantiu a aplicação em todo o Brasil. 

Por isso, a seguir, vamos trazer as últimas informações. Fique por dentro e saiba como mudar seu percurso profissional com apenas uma prova. 

ENCCEJA é PRORROGADO!
Imagem: Divulgação

Até quando vai a Inscrição do Encceja 2021

Essa é uma dúvida de muitas pessoas: afinal, até que dia vai a inscrição do Encceja 2021? A boa notícia é que as datas mudaram e o Inep resolveu garantir alguns dias a mais para quem ainda estava em dúvidas ou teve problemas no sistema. 

Agora o prazo de inscrição do Encceja 2021 ficou entre os dias 11 e 25 de janeiro. A data final definida inicialmente era o dia 22, mas o Ministério da Educação resolveu adiar por mais um fim de semana para garantir mais tempo para os candidatos. 

A procura pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos diminuiu consideravelmente em relação aos outros anos. Ainda assim, a aplicação da prova acontece normalmente em todo o país na data definida. 

Data Prova do Encceja 2021

A data da prova do Encceja 2021 é dia 25 de abril. Essa escolha foi feita pelo Inep depois de um ano muito conturbado por conta da pandemia e de todos os problemas que surgiram com isso. 

A prova do Encceja em 2021 que acontece em abril é, na verdade, a edição de 2020 que está atrasada. Portanto, apenas a aplicação é deste ano, mas esse é o equivalente ao exame que deveria ter acontecido no ano passado. 

O MEC ainda não confirmou quando vai ser a prova do Encceja 2021 da edição equivalente a esse ano. Por isso é importante ficar atento já que poderão acontecer duas provas em apenas um ano!

O que se sabe, porém, é isso: a primeira prova do Encceja neste ano é dia 25 de abril. 

Como fazer Inscrição Encceja 2021

Por fim, é importante saber como fazer a inscrição Encceja 2021. Muitas pessoas ainda não sabem como inscrever-se no exame e o caminho para isso ainda segue o mesmo: o site oficial do Encceja Inep. 

O passo a passo para inscrição no Encceja 2021 ficou assim:

  • Acesse a Página do Participante Encceja (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/); 
  • Clique no botão ‘Inscrição Encceja 2020’; 
  • Use seu CPF e data de nascimento e confirme a imagem disponível; 
  • Agora preencha todos os dados necessários – ou atualize os seus; 
  • Siga os passos e faça a confirmação por e-mail; e pronto!

Agora você deve fazer a consulta da inscrição Encceja 2021 no mesmo site acima, mas clicando (na página inicial) em ‘Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br’. Nesse caso também é necessário fazer um cadastro no sistema integrado – que pode ser feito rapidamente pelo próprio link no site da prova. 

SIMULADO ENCCEJA 2020 / 2021: Preparação para o EXAME já COMEÇOU! Veja como ESTUDAR para as PROVAS de Ensino Médio e Fundamental

 

Leia Também