Encceja 2023 abre inscrições HOJE: veja como realizar o exame que garante o TÉRMINO dos seus estudos

Saiba a partir de qual idade é permitido fazer a prova que garante o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio. Confira o conteúdo do exame.

A partir desta segunda-feira (22) os estudantes que não concluíram os estudos podem aproveitar a oportunidade das inscrições do Encceja para conseguirem o certificado de conclusão dos níveis médio e fundamental. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é aplicado anualmente de forma a testar os conhecimentos do ensino básico.

Nem sempre as crianças, adolescentes e jovens conseguem concluir os estudos dentro da idade prevista, muitas vezes é preciso ajudar os pais a conseguirem o sustento da casa ou mesmo ocorrem desvios de rota que fazem com que os estudos sejam abandonados. Mas nem tudo está perdido, pois tem como concluir a formação, estudar e conseguir a comprovação de que se tem o conhecimento necessário.

As provas do Encceja são aplicadas gratuitamente em todo o país, sendo dois tipos de exames: um para os que desejam o certificado de conclusão do ensino fundamental e outro para quem busca a certificação do ensino médio. Os conteúdos das provas também variam conforme o nível de escolaridade. Não perca o prazo e confira a seguir como se inscrever.

Encceja 2023 abre inscrições HOJE: veja como realizar o exame que garante o TÉRMINO dos seus estudos
A prova é voltada para quem não concluiu os estudos dentro da idade ideal. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Inscrições do Encceja: como fazer?

As inscrições no Encceja 2023 podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (22) até o dia 2 de junho através da página do exame no site do Inep: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. A participação é voluntária e gratuita, tendo como requisito a idade.

Para quem deseja a certificação de nível fundamental é preciso ter mais de 15 anos, quem busca o certificado de conclusão do ensino médio deve ter mais de 18 anos. Aqueles que se inscreveram para a edição do ano passado, não compareceram e desejam tentar novamente, tiveram o período de 3 a 14 de abril para justificarem a ausência, o resultado da justificativa foi divulgado em 24 de abril.

Para se inscrever é preciso acessar o site, informar o RG, CPF, telefone e e-mail, o candidato também deve indicar a cidade onde deseja fazer a prova. O prazo de inscrição é o mesmo para a solicitação dos candidatos que necessitam de atendimento especializado, para isto deve ser apresentado o laudo médico ao se inscrever.

O certificado que é concedido a partir do Encceja possui validade equivalente ao diploma de conclusão das respectivas etapas de ensino. As provas estão previstas para o dia 27 de agosto, após a realização, no mesmo dia, será divulgado o gabarito.

Veja também: Atenção estudantes! Inep anuncia MUDANÇA importante no ENEM 2023

Conteúdo das provas

Os candidatos que realizarem as inscrições no Encceja vão fazer quatro provas, cada uma com 30 questões. Também está prevista a realização de uma redação, com o máximo de 30 linhas no modelo dissertativo-argumentativo, semelhante ao que é encontrado no Enem. As provas são divididas entre o nível fundamental e o nível médio, os conteúdos são os seguintes:

Ensino Fundamental: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
História e Geografia.

Ensino Médio: Ciências da Natureza; Matemática; Linguagens, Códigos e Redação; Ciências humanas.

Para ser aprovado e obter o certificado de conclusão é necessário tirar 100 pontos em cada área do conhecimento e pelo menos nota 5 na redação. O resultado do Encceja 2023 será divulgado no dia 22 de dezembro.

Veja também: Redação do Enem: letra feia pode ZERAR a nota?