Encceja 2023 tem ALTERAÇÃO importante no cronograma: veja as novas datas

O Inep divulgou um novo cronograma de inscrição do exame. A prova tem finalidade de certificar a conclusão do ensino fundamental e ensino médio

O Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Governo Federal. Sua finalidade é avaliar os conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino médio ou ensino fundamental no tempo comum. A partir do exame, conseguem comprovar suas habilidades nas disciplinas do ensino fundamental e do ensino médio. 

Com isso, podem obter o certificado de conclusão de ambas as etapas. Na verdade, o Encceja é destinado àqueles que pararam de estudar. O exame acontece todos os anos e é realizado pelo Governo Federal. Em 2023, houve uma atualização no cronograma de aplicação da prova. 

Continue lendo esta matéria para saber quando o Encceja será aplicado neste ano. 

ALTERAÇÃO-importante-no-cronograma
O Inep divulgou um novo calendário para o Exame Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Governo Federal atualiza o cronograma do Encceja em 2023 

O Governo Federal atualizou o cronograma de aplicação do Encceja em 2023, para as modalidades regular, para pessoas privadas de liberdade (PPL) e por fim, para quem mora no exterior. 

Para participar do programa, é necessário seguir alguns critérios. Como já dito antes, o exame tem a finalidade de certificar os conhecimentos de jovens e adultos que precisaram parar com os estudos. Através do exame, é possível obter o certificado de conclusão do ensino médio e do ensino fundamental. 

Confira os critérios para participar do exame

  • Quem deseja obter a certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter, no mínimo, 15 anos de idade na data de realizar o Encceja; 
  • Enquanto isso, aqueles que buscam uma certificação de conclusão do ensino médio, precisam ter, pelo menos, 18 anos de idade na data de feitura da prova. 

Assim, a prova é composta por questões de múltipla escolha. Ao todo, existem quatro provas objetivas. Cada uma possui 30 questões de alternativas. Além do mais, os candidatos precisam realizar uma redação, de acordo com o tema proposto pela banca da prova. 

No dia 2 de janeiro deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou um edital com o cronograma do exame previsto para o ano de 2023. Contudo, o documento continha alguns erros. Então, na última terça-feira (17), a entidade republicou o edital, com a correção dos erros. 

Veja também: Recebi o Vale-gás em 2022, posso continuar no programa em 2023? Descubra!

Confira as datas da prova

Em primeiro lugar, é importante falar do cronograma de inscrições. Os candidatos podem se inscrever no Encceja entre os dias 22 de maio e 2 de junho de 2023. A previsão é de que o exame seja aplicado no dia 22 de agosto, sendo que a divulgação do gabarito só ocorrerá no dia 11 de setembro. Por fim, os resultados serão divulgados no dia 22 de dezembro.

Para pessoas privadas de liberdade, as inscrições podem ser feitas entre os dias 24 de julho a 4 de agosto. As provas serão nos dias 17 e 18 de outubro, com divulgação de gabarito nos dias 3 de novembro. Os resultados também saem no dia 22 de dezembro. O cronograma para pessoas privadas de liberdade no exterior é quase o mesmo. A diferença é que as provas serão aplicadas entre 23 de outubro e 3 de novembro. 

Veja também: Apple recebe nova multa do Procon por vender celulares SEM carregador: compradores podem ganhar alguma coisa?