ENCCEJA 2023 está com inscrições ABERTAS; veja como se inscrever

As pessoas que desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio já podem se inscrever no ENCCEJA 2023.

Muitos brasileiros não conseguiram completar o ensino fundamental e ensino médio pelos mais diversos motivos, mas ainda desejam conseguir obter o certificado de conclusão escolar. Isso é possível por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

O ENCCEJA funciona a partir de uma prova gratuita que permite que os cidadãos que não concluíram os seus estados possam ter acesso a um certificado de conclusão tanto do ensino fundamental tanto quanto do ensino médio. A prova em questão é voltada para as pessoas que não concluíram os seus estudos durante a idade considerada escolar.

Neste ano, o ENCCEJA já disponibilizou as datas para que os brasileiros interessados possam se inscrever para realizar a prova. Continue na matéria para conferir como realizar a sua inscrição!

Já é possível se inscrever no ENCCEJA 2023. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

ENCCEJA 2023 está com inscrições abertas

O Encceja 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) já está com as inscrições abertas. Essa pode ser uma excelente oportunidades para os brasileiros que não conseguiram completar o ensino fundamental ou ensino médio durante a ideia escolar, mas precisam ou desejam o certificado de conclusão.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 27 de agosto e os interessados em participar poderão ter acesso a um certificado que comprova que conseguiram concluir o processo escolar. Além disso, o Encceja é feito de forma voluntária e totalmente gratuita.

Para realizar a prova, é necessário que os candidatos tenham pelo 15 anos, no caso do ensino fundamental. Para quem deseja obter o certificado do ensino médio, a idade mínimo é de 18 anos completos até a data do exame.

É possível realizar a inscrição no exame nacional até o dia 2 de junho e a participação é solicitada através do site oficial do Encceja. Aqueles que desejarem se candidatar precisam estar com o cadastro ativo na plataforma do governo, o gov.br. Pois as informações a respeito da prova, como local de aplicação e outros detalhes, serão concedidos por meio desta conta.

Essa pode ser uma grande oportunidade, especialmente para quem está em busca de aprimorar o seu currículo, uma vez que o exame permite que o cidadão alcance um novo nível de escolaridade, garantindo, assim, melhores oportunidades de emprego.

Confira também: Governo abre VAGAS GRATUITAS em cursos de tecnologia para jovens NESSAS condições; veja quem pode se inscrever

Quais são as regras de inscrição do ENCCEJA 2023?

Ao realizar a inscrição no Encceja 2023, o candidato precisará informar o estado e também o município no qual deseja realizar as provas. É preciso ainda informar o nível escolar que seja ser concluído, assim como as áreas de conhecimento nas quais deseja ser avaliado.

Como citado anteriormente, as inscrições no exame nacional são feitas de forma gratuita. No entanto, as pessoas que se inscreveram em 2022 e não comparecerão e também não justificaram a ausência, assim como aqueles que tiveram a justificada rejeitada, deverão pagar R$ 40 para participar.

Saiba mais: Mudança NESTA regra do trânsito está fazendo motoristas PERDEREM mais de R$ 200; veja como evitar o prejuízo