Encceja 2023: curso GRATUITO prepara estudantes para o exame; saiba como participar

A Fundação Roberto Marinho oferece um curso para os brasileiros que desejam prestar o Encceja em 2023. Veja como se inscrever

O Exame para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) é visto por muitos estudantes e profissionais da educação como um dos exames mais importantes do país. Como o nome diz, é destinado aos jovens e adultos. As pessoas desta faixa etária que não completaram o ensino médio ou ensino fundamental na idade adequada, precisam fazer o exame para receber a certificação. Dessa forma, existem cursos preparatórios para esta prova. 

Vale salientar que a certificação de conclusão é extremamente importante. Atualmente, a maioria das vagas de emprego exigem que o candidato tenha o ensino médio completo. Mas, nem todos os alunos conseguem estudar para a prova. Muitas vezes, encontram dificuldades em alguma matéria. Por essa razão, existe um curso preparatório e gratuito para o Encceja. Continue lendo esta matéria para saber como se inscrever no Seja – o curso da Fundação Roberto Marinho que prepara para o exame. 

Encceja-2023
Saiba como participar do curso preparatório do Encceja – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Curso preparatório para o Encceja ajuda candidatos a estudar para o exame 

Antes de mais nada é importante deixar claro que o curso preparatório do Encceja é gratuito. Ele é oferecido pela Fundação Roberto Marinho. De forma geral, os alunos que possuem alguma dificuldade podem ter acesso a diversos conteúdos sobre as disciplinas que são abordadas no exame. Candidatos de todo o país podem participar, uma vez que o curso é pelo sistema EAD (Educação à Distância). 

Veja quais são os conteúdos oferecidos pela Fundação Roberto Marinho 

Os candidatos podem acessar o curso por meio do Google Sala de Aula (Google Classroom). Dessa forma, é necessário ter uma conta no Gmail. Caso a pessoa não tenha, poderá criar uma. A partir do momento que faz o login, poderá acessar a plataforma, que disponibiliza conteúdo em vídeos sobre as matérias que caem no exame. 

Além do mais, os alunos do Encceja poderão contar com mais alguns conteúdos extras, sobre determinados temas. O curso da Fundação Marinho também disponibiliza atividades e exercícios e até mesmo jogos. Tudo isso para ajudar o aluno a fixar o conteúdo em sua mente. 

Saiba como se inscrever no Seja 

O Seja é o nome do curso preparatório para o exame. Conforme já mencionado, ele acontece pela modalidade EAD. A inscrição é muito fácil. Basta acessar este link: https://www.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/solucao/seja. As aulas vão começar na próxima segunda-feira (12) e terminam no dia 24 de agosto. As aulas são 100% gratuitas. Para acessar os conteúdos, é necessário possuir o código. Abaixo, você confere os códigos para o ensino médio e para o fundamental. 

  • Ensino Fundamental: 56xwcdl;
  • Ensino Médio: r27upni.

Veja também: 17 cursos de qualificação profissional com inscrições abertas: vagas GRATUITAS disponíveis!

Confira mais detalhes do exame

O Encceja acontece no dia 27 de agosto. É válido salientar que o exame é totalmente gratuito. Além do mais, ele é voluntário. Ou seja, os alunos não precisam participar. Mesmo assim, ele é procurado, uma vez que garante a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio. 

Por essa razão, os alunos buscam estudar para o exame. O curso Seja pode ser considerado uma excelente opção para aqueles que buscam a certificação. 

Veja também: Curso de PROGRAMAÇÃO com 2 MIL vagas gratuitas: veja como se inscrever