Inep divulga as datas de realização do Encceja 2023, inscreva-se

Confira o cronograma completo da edição do exame que será realizada este ano. As inscrições começam em maio e as provas estão previstas para agosto.

O ano começa com a expectativa dos estudantes para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgue as datas dos principais exames nacionais e programas como Fies, Sisu e Prouni. Além do Enem um outro exame bastante procurado e que já tem datas é o Encceja 2023.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é utilizado como forma de certificado pelos jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. A inscrição é gratuita e a participação é voluntária e opcional. Aqueles que realizaram as provas em 2022 já tiveram os resultados divulgados.

Quem participou da edição do ano passado já pode emitir o certificado, que é equivalente ao diploma de conclusão dessas etapas do ensino. Para conseguir obter a certificação é preciso obter um número mínimo de pontos em cada área do conhecimento e na redação. As provas são aplicadas anualmente, em um mesmo dia.

Inep divulga as datas de realização do Encceja 2023, inscreva-se
Confira o cronograma com as datas em que as provas serão aplicadas. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Datas do Encceja 2023

O cronograma para este ano terá as inscrições sendo realizadas de 22 de maio até 2 de junho, as provas aplicadas no dia 27 de agosto, com a divulgação do gabarito também no dia 27 de agosto e os resultados no dia 22 de dezembro. As inscrições são realizadas através da página do Encceja no site do Inep (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial).

Ao acessar a página, basta clicar em “Inscrições 2023”, em seguida fazer o login com a conta Gov.br, informar seus dados, escolher qual certificado deseja obter, selecionar em qual Secretaria de Educação ou Instituto Federal pretende fazer a emissão do certificado, preencher o questionário socioeconômico e confirmar o envio das informações.

Podem se inscrever para a cerificação de ensino fundamental os estudantes acima de 15 anos, para o ensino médio é preciso ter mais de 18 anos. O exame é uma oportunidade para que as pessoas que abandonaram os estudos possam obter a certificação e ingressar em uma instituição de ensino superior ou se candidatar a vagas de emprego, seleções e concursos que tenham o nível de escolaridade como requisito.

Veja também: Encceja: solicite sua certificação de maneira fácil e rápida

Provas

O Encceja é dividido em quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova possui 30 questões de múltipla escolha e a redação deve ter o máximo de 30 linhas, seguindo o mesmo modelo de texto dissertativo-argumentativo adotado pelo Enem. A aplicação ocorre no mesmo dia para o nível fundamental e médio, nos períodos da manhã e da tarde.

As provas para certificado de nível fundamental possuem as áreas do conhecimento a seguir:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

As provas para obter o certificado de nível médio são divididas da seguinte forma:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para conseguir o certificado é preciso atingir 100 pontos em cada uma das quatro provas, em uma escala de 60 a 180 pontos, e ter nota igual ou superior a 5 na redação.

Veja também: Enem 2023 já tem datas CONFIRMADAS; confira quais serão os dias das provas