Passei no Encceja em 2021: Como retirar certificado e o que posso fazer com o diploma?

Atualizado Hoje!

Conseguiu acertar várias questões no Encceja neste ano? Então saiba como retirar o seu diploma ou certidão de proficiência!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou o gabarito da prova que aconteceu no dia 29 de agosto. Muitas pessoas estão comparando as questões e comemorando o grande número de acertos. 

Mas uma pergunta é muito frequente neste momento: “Passei no Encceja em 2021, e agora?”. Saiba o que fazer e como retirar o seu documento de certificação de uma disciplina ou de conclusão do Ensino Médio ou Fundamental.

Passei no Encceja em 2021 Como retirar certificado e o que posso fazer com o diploma
Passei no Encceja em 2021! Como retirar certificado e o que posso fazer com o diploma? / Imagem: Divulgação.

 

Quem passou no Encceja, deve fazer o quê?

Vamos começar falando sobre uma das principais questões em grupos específicos do Encceja neste momento. Quais são os próximos passos para quem teve um bom desempenho?

O primeiro passo é aguardar mais um pouco para ter certeza sobre quem passou no Encceja 2021. Isso acontece porque os resultados só serão divulgados oficialmente pelo Inep nas próximas semanas.

Resultado Encceja 2021

Apesar de não ter saído ainda o resultado do Encceja 2021, muitas pessoas já conferiram as questões e sabem que tiveram um bom desempenho em todas as provas. 

O gabarito Encceja 2021 foi divulgado pelo Inep no dia 1º de setembro, por isso tantos inscritos já conferiram se acertaram mais (ou menos) questões. 

Mas é importante lembrar que a correção do exame não acontece de forma simples. As notas do Encceja são definidas como o Enem – pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

Ou seja, as notas não acontecem de acordo com número de questões corretas, mas sim conforme uma regularidade. Mas professores dizem que quem acertou cerca de 11 e 12 alternativas pode ter uma boa chance. 

Certificado do Encceja 2021

Mesmo sem ter certeza se você passou ainda, é importante já saber como retirar o certificado do Encceja. O processo de certificação vai acontecer normalmente em duas modalidades. 

Os tipos de certificação do Encceja ainda são:

  • Declaração de proficiência do Encceja: para quem conseguiu as notas mínimas em uma ou mais provas;
  • Certificado de Conclusão Encceja: aqueles que conseguiram eliminar todas as matérias e a redação. 

Solicitar Certificado Encceja 2021

Como não houveram grandes alterações no edital do exame, a maneira de solicitar o certificado do Encceja 2021 segue a mesma de edições anteriores. 

Ou seja, a solicitação do certificado ou declaração de proficiência do Encceja vão variar de acordo com o tipo de certificador que você escolheu. Existem duas opções principais: uma unidade de Instituto Federal (IF) ou secretaria de educação. 

Se o seu caso é de uma secretaria, procure o telefone desse órgão no seu município e ligue para saber como funciona a solicitação. Em geral, você pode fazer o pedido dessa forma e buscar quando estiver pronto. 

Como solicitar Certificado Encceja 2021

E como solicitar o certificado do Encceja para quem tem como certificador o Instituto Federal? 

Nesse caso é possível fazer a solicitação pela internet. Confira a seguir um passo a passo para retirar o certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências:

  1. Procure no Google o nome do instituto que você tem como certificado + o termo ‘certificado do Encceja’. Por exemplo: ‘IFSP certificado Encceja’;
  2. Caso a sua entidade tenha a possibilidade solicitar o certificado do Encceja pela internet, você vai encontrar o site; 
  3. A solicitação do certificado do Encceja pelo IFSP, por exemplo, acontece pelo site (https://suap.ifsp.edu.br/encceja_ifsp/solicitar_certificado_inep/); 
  4. Adicione o CPF, e-mail e faça o pedido. 

Como usar certificado do Encceja 2021

Por fim, é importante lembrar que a certificação do Encceja é do MEC. Ou seja, você pode usar para diferentes tipos de instituições e para melhorar o seu currículo. 

E como usar o certificado do Encceja? Existem diferentes opções para usar o documento:

  • O certificado de conclusão do Encceja vale como término de estudos em todo o país; 
  • Você pode ingressar no ensino técnico ou superior em qualquer instituição; 
  • Participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSu);
  • Participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Adicionar ‘Ensino Médio completo’ no currículo. 

 

Leia Também