Encceja 2020 – Edital, Inscrições e Provas

Equipe de RedaçãoEquipe de Redação
Atualizado Hoje!

Encceja 2020 – Saiba como garantir o Certificado do Ensino Fundamental e Médio de forma grátis e rápida através do maior exame certificador do país!

Conheça o Encceja 2020 – Fique ligado e saiba tudo sobre uma das melhores maneiras de garantir o certificado de Ensino Médio e Fundamental! Veja como estudar para o Encceja através do material oficial disponibilizado pelo Inep! Acompanhe também a nova data para realizar o Exame.

Primeiramente, o Ensino Médio está passando por uma série de reformulações em todo o Brasil. Entre as mudanças que impactaram de forma direta grande parte da sociedade recentemente está a mudança nas regras da obtenção do Certificado de Ensino Médio. A melhor opção hoje em dia é o Encceja 2020.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixou, desde 2016, de fazer parte da lista de testes que garantem o certificado. Ou seja, desde 2017 o Enem não vale mais como certificado de conclusão do Ensino Médio. Mas ainda existem algumas opções para quem pretende garantir este nível de educação formal.

Encceja 2020 inscrição

Inicialmente, vamos falar um pouco sobre um dos principais exames de nível nacional: o Encceja.

Encceja 2020

Antes de mais nada, você conhece o Encceja 2020? O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é um exame totalmente gratuito de participação voluntária. Ele oferece aos jovens e adultos que moram no Brasil bem como no exterior oportunidades de finalizar os estudos.

Resumidamente, o Encceja é um exame que deve verificar as habilidades, competências e saberes obtidos através do processo de escolarização – ou em processos formativos. Ou seja, a função dos teste é, também, verificar o desenvolvimento dos candidatos em âmbitos diferentes, como foi sua educação formal em ambiente familiar, no trabalho e em diferentes organizações da sociedade.

Encceja 2020 Inscrição

Encceja inscrição 2020Outro fator importante é que ninguém é obrigado a fazer a Encceja Inscrição. Ela é voluntária e totalmente gratuita e os exames são voltados para todos jovens e adultos que residem no Brasil ou no exterior. Em suma, se você ainda não finalizou a educação está dentro da idade apropriada, essa pode ser sua chance. 

Existem alguns pré-requisitos para participar das inscrições Encceja 2020. É necessário, por exemplo, ter idade mínima de 15 anos (na data da realização das provas). Esse é a idade para para garantir certificação de nível Fundamental. Esse número aumenta para 18 anos quando falamos da conclusão do Ensino Médio para quem mora no exterior.

Encceja 2020 Inscrições Brasil: Inscrições gratuitas, sem data prevista. Tudo indica que entre os meses de fevereiro e abril serão disponibilizadas novidades.

Endereço para inscrição: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso

Encceja 2020 Inscrições Exterior: Inscrições gratuitas, sem data prevista ainda.

Regras e Cronograma Encceja 2020

Encceja 2020 cronogramaProva do Encceja 2020 Brasil: A prova deverá ser aplicada nas mesmas condições dos anos anteriores, nos períodos da manhã e tarde.

Prova do Encceja 2020 Exterior:

A prova não está com data marcada ainda.

Locais de prova no Exterior na última edição: New York e Boston (Estados Unidos), Bruxelas (Bélgica), Caiena (Guiana Francesa), Lisboa (Portugal), Londres (Reino Unido), Amsterdã (Holanda), Madri (Espanha), Paris (França), Ota, Nagóia e Hamamatsu (Japão), Genebra (Suíça).

Inscrições Encceja 2020 Brasil: Até o momento o Inep não divulgou o cronograma oficial ainda. Nas últimas edições os processos de inscrições para o Encceja Nacional aconteceram entre abril e maio.

– Inscrições Encceja 2020 Exterior: Não divulgado até o momento. As inscrições para o Encceja Exterior, em geral, acontece dois meses depois da prova nacional. Pode acontecer entre junho e julho.

Saiba como estudar para o Encceja 2020

Para ajudar os inscritos a garantir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, o Inep está oferecendo materiais para estudo!

Os materiais para Estudo Encceja 2020 são compostos por volumes introdutórios, 4 volumes de orientações aos professores e 4 volumes de orientações aos alunos que prestarão a prova.

Apostilas oficiais Encceja: https://pronatec.pro.br/apostilas-encceja/

Material Inep: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo/

estudar para o encceja 2020
Imagem: Divulgação.

Outras informações sobre as provas:

– Quem poderá fazer a Prova do Encceja: para fazer a prova do Encceja de nível fundamental, os interessados devem ter a idade minima exigida de 15 anos. Já os participantes do nível médio precisam ter a idade mínima de 18 anos.

– Como será a prova Encceja: As provas do Encceja 2020 deverão ser compostas por 30 itens de múltipla escolha e para obter o certificado Encceja o participante deve acertar pelo menos 50% das alternativas em cada área, inclusive na redação. No total, serão 120 questões e mais a redação.

– O que vai cair na prova do Encceja em 2020: O Inep informou que a prova terá as mesmas referências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O edital do Encceja 2020 com todos os detalhes ainda não está disponível.

Encceja Resultado

encceja resultado 2020
Imagem: Divulgação.

O Encceja resultado é capaz de certificar todos os interessados em garantir um certificado de conclusão de Ensino Médio, assim como interessados em certificado de Ensino Fundamental.

O Exame Nacional de Ensino Médio, entre 2009 e 2016, era o exame responsável pela certificação de ensino médio. O Encceja, nesse período, ficou responsável apenas por certificação de ensino fundamental no Brasil – no exterior ainda era possível usar o testa para ambos os níveis.

Com as mudanças que ocorreram através do Novo Enem, o Encceja voltou a ser uma das principais maneiras de garantir ambos os certificados – variando sempre de acordo com as regras de cada região específica que aplica os exames.

Dúvidas Encceja

Com as mudanças já citadas, surgem diversas dúvidas sobre o Encceja. Entre elas estão questionamentos sobre quem poderá fazer o exame e quais são os prazos específicos bem como os locais de realização das provas.

dúvidas encceja 2020
Imagem: Divulgação.

Antes de mais nada: a principal dúvida é relacionada a necessidade de fazer a prova de Ensino Fundamental para depois fazer o exame pensando no Ensino Médio. Todos os interessados em garantir o certificado Ensino Médio – desde que já tenham 18 anos – podem fazer apenas a prova relacionada a esta etapa.

Isto é, quem pretende eliminar o Ensino Médio e ainda não possui o Fundamental pode estudar e preparar-se apenas para a prova da última etapa. O certificado de Ensino Médio possui integrado a ele a certificação de Ensino Fundamental.

Selecionamos as principais dúvidas e informações sobre o Exame. São questões sobre o cronograma que acontecem com frequência, assim como questionamentos sobre como funcionará a prova.

Esclareça as suas dúvidas sobre o Encceja.

Inep Encceja

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é quem possui maiores informações sobre os exames. O Inep Encceja possui uma variação de disciplinas que são solicitadas nos exames.

inep encceja 2020
Imagem: Divulgação.

Para o certificado de Ensino Fundamental as provas são estruturadas com as matérias:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e uma proposta de redação.

Já para o certificado de Ensino Médio as provas são com base em:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essas áreas do conhecimento do Encceja foram escolhidas a partir do currículo da Base Nacional Comum – seguindo de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Essas disciplinas podem sofrer mudanças no Encceja 2020 bem como em edições posteriores.

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) são de total responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação – que possuem apoio do Inep quando assinam o Termo de Adesão ao Encceja.

Encceja Página do Participante

A Página do Participante é um site no qual o candidato pode acessar as principais informações a respeito de sua inscrição no Encceja. Para acessar esse ambiente virtual, o participante do exame precisa informar o CPF e a senha cadastrada durante o processo de inscrição.

encceja página do participante 2020
Imagem: Divulgação.

Chegar até sua Encceja Página do Participante é bastante simples:

  1. Vá até o endereço encceja.inep.gov.br
  2. Informe o seu CPF
  3. Digite a senha cadastrada durante a inscrição
  4. Clique na figura de segurança exigida pela página

Não lembra a sua senha Encceja? Confira o passo a passo para recuperar:

  1. Informe o seu CPF
  2. Clique na figura de segurança conforme indicação do site
  3. Clique no campo “Esqueci minha senha”, localizado no canto inferior direito da página
  4. Caso tenha acesso ao e-mail que utilizou durante a inscrição, escolha a opção para recuperar a senha Encceja utilizando o seu endereço de e-mail
  5. Por fim, caso não tenha mais acesso ao e-mail utilizado durante a inscrição, clique na opção “Não tenho acesso a este e-mail”. A senha será enviada por SMS para o número de celular cadastrado durante a inscrição.

É por meio da Página do Participante que o candidato tem acesso ao Local de Prova, Resultado e Certificado do exame, por isso é importante não perder o acesso a este Ambiente Virtual.

Encceja Certificado

Após a divulgação dos Resultados do Encceja 2020, os participantes aprovados no exame poderão solicitar o Certificado Encceja. Este documento pode ser referente à conclusão do nível fundamental ou médio, dependendo de qual nível da educação básica o participante quis concluir ao efetuar sua inscrição Encceja.

Encceja Certificado
Imagem: Divulgação.

A responsabilidade pela emissão do Certificado Encceja é da Unidade Certificadora escolhida pelo próprio participante durante a inscrição. É recomendável escolher uma Unidade Certificadora que fique perto da sua casa para facilitar o processo de retirada do Certificado.

Nas últimas edições da prova algumas instituições começaram a emitir os Certificados pela Internet, mas ainda são poucas as que oferecem essa funcionalidade. Dentre elas, vale destacar o IFSP bem como o IFMT. A Seduc do RJ também disponibiliza certificação pela internet em alguns casos. Por fim, a tendência é que, para os próximos anos, um número cada vez maior de Unidades Certificadoras emitam o Certificado Encceja pela internet.

Dúvidas comuns em relação ao Certificado Encceja:

  • Ele é válido para ingressar na universidade? Sim! O Certificado Encceja de nível médio atesta que o participante concluiu esse nível de formação e, portanto, está apto para ingressar no ensino superior.
  • É possível fazer concursos públicos utilizando o Certificado? Sim! Você pode concorrer a cargos públicos de nível fundamental bem como médio. 
  • Posso me matricular em um curso técnico com o Certificado Encceja? Caso possua o Certificado Encceja de Nível Fundamental, você poderá se matricular em um Curso Técnico integrado ao Ensino Médio. Por fim, essa modalidade é oferecida gratuitamente por diversas instituições públicas de ensino. Já quem tem o Certificado Encceja Médio poderá ingressar diretamente em um Curso Técnico Subsequente oferecido por qualquer instituição de ensino do país bem como em outras vagas na sua região.

Leia também: Quantos Pontos Preciso para o Certificado Encceja?

 

Leia Também