Enade

Enade – Entenda o que é e como funciona o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira!

Enade – Confira todos os detalhes sobre uma das principais provas para medir a qualidade do Ensino brasileiro! Saiba mais!

O atual mercado de trabalho brasileiro exige que todas as pessoas interessadas nas melhores vagas tenham um bom currículo profissional. Para isso, um curso superior poderá ser muito interessante para garantir uma valorização no mundo do trabalho e parte da formação de um estudante é o Enade.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova que faz parte do caminho de estudantes que estão em uma instituição de ensino superior. Esse exame é uma forma de avaliar a qualidade do ensino em nível nacional.

Sabendo disso, selecionamos mais informações sobre como funciona e o que é exatamente essa prova. Saiba os principais detalhes e fique atento para saber como se preparar para participar dessa avaliação específica no ensino superior.

Enade
Foto: Divulgação

Enade o que é

Foto: Divulgação

Afinal, o que é Enade? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma avaliação criada em 2004 para substituir o antigo Exame Nacional de Cursos – que era conhecido como ‘Provão’. Essa é uma ação adotada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para fazer exatamente a avaliação do desempenho das faculdades e universidades do Brasil.

A nota do Enade é usada como uma das principais referências para alunos que deverão escolher uma instituição de ensino superior para fazer a sua graduação. Essa é uma prova que acontece anualmente e é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Mas quais são os objetivos do Enade? Essa prova surge, principalmente, com a intenção de medir a qualidade do ensino superior e de contribuir para que as instituições (faculdades e universidades) consigam formar estudantes com habilidades para atuação no mercado de trabalho.

Confira também o Novo Enem 2019!

Enade Como Funciona

Enade Como Funciona
Foto: Divulgação

Mas e afinal: como funciona Enade? Todos os estudantes que estão no primeiro e no último ano de cursos de graduação indicadas pelo MEC devem fazer a prova. Essa participação deverá ser fundamental para que os estudantes consigam ter em mãos o seu histórico escolar e a expedição do diploma. Se não foram indicados, os alunos poderão participar de forma voluntária.

A avaliação do Enade acontece a cada três anos e conta com duas partes: Formação Geral (voltada para todos os participantes) e o Componente Específico (de cordo com o seu curso). São um total de 10 questões na primeira parte – duas discursivas e oito de múltipla escolha. A segunda etapa com conhecimentos específicos conta com 30 questões – três discursivas e 27 objetivas.

A prova do Enade 2018 deverá acontecer no dia 25 de novembro.

Fique por dentro do Novo Ensino Médio!

 

Leia Também