Enade 2017

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

Enade 2017 – Tudo sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes!

Enade 2017 – Saiba tudo sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Para que a educação brasileira mantenha uma boa qualidade é importante sempre ter controle do nível de aprendizado de todos os estudantes. Esse tipo de avaliação não é fácil, mas ela vem sendo feita efetivamente através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O Enade 2017 já está com novas informações disponíveis.

O Exame é responsável por avaliar o rendimento de todos os concluintes de cursos de graduação em todo o Brasil. É através desses questionários que são controladas as qualidades relacionadas aos conteúdos programáticos, as habilidades e competências que foram adquiridas durante a formação.

Esta prova é obrigatória para todos os estudantes e a situação de regularidade dele no Enade deve aparecer em seu histórico escolar. A prova foi aplicada pela primeira vez em 2004 e, desde então, ela acontece no máximo trienalmente em cada área do conhecimento.

Inscrição Enade 2017

Algumas dúvidas surgem relacionadas a Inscrição Enade 2017. Quem é responsável, afinal, pela inscrição do estudante no Exame? Algumas mudanças serão feitas no Exame nesta transição entre 2016-2017.

O edital Enade 2017 mostra os novos prazos de inscrição, entre outras coisas. Todos os coordenadores de cursos, responsáveis por essas inscrições, devem fazê-las entre os dias 19 de junho e 11 de agosto. Isso serve para a inscrição de alunos irregulares de anos anteriores e de estudantes ingressantes que estão regulares.

Também são estes coordenadores os responsáveis por atender aos prazos inscrição Enade para estudantes concluintes regulares. Neste caso específico, as inscrições são entre 10 de julho e 11 de agosto.

A grande novidade nas inscrições Enade 2017 é que os alunos também participarão deste processo. Até 2016, os coordenadores eram responsáveis por fazer a matrícula de todos os estudantes, tendo de informar as necessidades de atendimento especializado e específico – além de dados pessoais.

Enade 2017A partir de 2017 a inscrição segue responsabilidade do coordenador, mas com ajuda do estudante que deverá realizar um cadastro informando as suas especificidades.

Para o cadastro de estudantes Enade que são concluintes regulares o prazo será entre os dias 14 de agosto e 26 de novembro. Os alunos que cursam mais de uma graduação devem escolher em qual curso será avaliado durante o cadastro. A escolha era feita no dia da prova, e agora será feita no momento do cadastro. As solicitações de atendimento especializado acontecem entre 14 de agosto e 3 de setembro de 2017 – também pelo aluno.

Resultado Enade 2017

Outras informações sobre o Resultado Enade 2017 também foram divulgadas no novo edital. Já se sabe que todos os dados são usados para calcular indicadores de qualidade da educação superior (Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso – CPC e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC, entre outros).

Os resultados do Enade 2017 serão todos dados numa escala de cinco níveis e divulgados para o acesso de estudantes em data que será posteriormente divulgada, mediante inserção do número do CPF e senha cadastradas.

Todos estes resultados do Exame não são divulgados em outra plataforma além desta descrita em edital.

Resultado Enade 2017

 

Gabarito Enade 2017

Não existem ainda informações sobre as datas que serão divulgados todos os Gabaritos Enade 2017. O que se sabe é que eles devem sair juntamente com os resultados divulgados, portanto, em dezembro de 2017.

Uma regra das provas antigas, que deve se manter neste novo Exame, é a divulgação do Gabarito Enade 2017 através do site do Inep. Para conferir as provas de 2016 (e provavelmente dos exames de 2017), acesse:

http://bit.ly/gabarito-enade

Inscrição Enade 2017

Enade Inep

O Enade Inep acontece para a melhora da qualidade do ensino superior em todo o país. É através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que são divulgadas as informações sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Os cursos avaliados Enade 2017 serão (de acordo com o próprio edital do Enade Inep):

  • I – Bacharel nas áreas de:
  1. a) Arquitetura e Urbanismo;
  2. b) Engenharia Ambiental;
  3. c) Engenharia Civil;
  4. d) Engenharia de Alimentos;
  5. e) Engenharia de Computação;
  6. f) Engenharia de Controle e Automação;
  7. g) Engenharia de Produção;
  8. h) Engenharia Elétrica;
  9. i) Engenharia Florestal;
  10. j) Engenharia Mecânica;
  11. k) Engenharia Química;
  12. l) Engenharia; e
  13. m) Sistema de Informação.
  • II – Bacharel ou Licenciatura nas áreas de:
  1. a) Ciência da Computação;
  2. b) Ciências Biológicas;
  3. c) Ciências Sociais;
  4. d) Filosofia;
  5. e) Física;
  6. f) Geografia;
  7. g) História;
  8. h) Letras – Português;
  9. i) Matemática; e
  10. j) Química.
  • III – Licenciatura nas áreas de:
  1. a) Artes Visuais;
  2. b) Educação Física;
  3. c) Letras – Português e Espanhol;
  4. d) Letras – Português e Inglês;
  5. e) Letras – Inglês;
  6. f) Música; e
  7. g) Pedagogia.
  • IV – Tecnólogo nas áreas de:
  1. a) Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  2. b) Gestão da Produção Industrial;
  3. c) Redes de Computadores; e
  4. d) Gestão da Tecnologia da Informação

Conheça também o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos!

 

Leia Também